terça-feira, 23 de julho de 2013

Enem: entenda o que é enfrentar situações-problema


Muitos estudantes não conseguem entender o que significam os 5 eixos cognitivos utilizados para avaliar os candidatos no Enem. Entenda o que é enfrentar situações-problema e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro

Enem: entenda o que é enfrentar situações-problema
(Crédito: Shutterstock.com)
Enem espera que o aluno consiga não apenas utilizar o conhecimento, mas também mobilizar essas informações para resolver as questões

Uma das diferenças entre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares é a metodologia utilizada para avaliar os candidatos. O Enem utiliza uma matriz composta por 5 eixos cognitivos(dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas) para elaborar as questões.



Para ajudar você a entender o que é enfrentar situações-problema, a Universia Brasil conversou com um profissional que elabora questões para simulados do Enem. Confira e prepare- se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.

Entender situações-problema significa selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar as chamadas situações-problema. Segundo o professor Tadeu da Ponte , "as questões do Enem definem muito bem um problema a ser resolvido."

Os enunciados das questões devem definir claramente qual é a situação-problema a ser resolvida pelo aluno. Ainda segundo o professor, "para explicar um problema aplicado, é necessário algum estímulo, como uma charge, uma foto ou texto , que explique o que você quer esclarecer para o aluno e o que contextualiza essa questão". Daí vem a importância de ler minuciosamente o enunciado das questões, que vão definir qual é a situação-problema a ser enfrentada.

Enem espera que o aluno consiga não apenas utilizar o conhecimento, mas também mobilizar essas informações para resolver as questões. Decorar a tabela periódica sem qualquer contexto a ser analisado, por exemplo, vai contra as diretrizes do eixo cognitivo. Para enfrentar situações-problema, é preciso que seja apresentado um dilema envolvendo elementos químicos, algo a ser solucionado pelo aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário