Para Enem, pegadinha é recurso que não deve ser utilizado no exame. Saiba por que e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro
Crédito: Shutterstock.com
Evitar a pegadinha já é uma premissa da equipe antiga do Inep
Nenhum estudante gosta das famosas pegadinhas. A boa notícia é que o Enemconsidera uma falha de avaliação utilizar esse recurso. Para saber como os elaboradores evitam esse problema, a Universia Brasilconversou com o estatístico Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, que ajuda a elaborar questões para simulados. Entenda por que o exame não faz pegadinha e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.
Evitar a pegadinha já é uma premissa da equipe antiga do Inep, órgão do MEC responsável pela elaboração do Enem, antes desse novo modelo de exame do Enem. "Pegadinha é uma falha de avaliação", disse ele. O problema desse recurso é que ele confunde o estudante e o leva ao erro, quando o esperado da prova é que ela seja justa na avaliação dos candidatos.
O Enem costuma avaliar habilidades, e nem sempre o conteúdo em si. Assim sendo, a famosa pegadinha seria um item no qual o aluno é levado ao erro por algum detalhe não relacionado à habilidade predominante do item, algo que o confunda e que dificulte a questão desnecessariamente.
Para evitar essa falha, os especialistas de conteúdo (professores que vão ajudar a elaborar as questões do exame) são treinados e formados especialmente para o Enem. Cada questão da prova avalia uma determinada habilidade, e essa habilidade deve estar clara para o professor, evitando que a pegadinha aconteça.
A outra etapa que ajuda a evitar esse problema é o pré-teste, onde as questões são testadas com alunos do segundo ano do Ensino Médio ou primeiro ano do Ensino Superior. Nessa etapa, é possível identificar grande parte dos problemas antes que as questões sejam utilizadas no exame propriamente dito. Portanto, se você vai prestar o Enem 2013 você não precisa se preocupar tanto com cair nas famosas pegadinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário