quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TRF derruba liminar que dava acesso ao espelho da redação junto com nota do Enem 2013


Tribunal Regional Federal da 5ª Região suspende liminar que dava aos candidatos do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) o direito de ver a correção de suas redações simultaneamente aos resultados da prova

TRF derruba liminar que dava acesso ao espelho da redação junto com nota do Enem 2013
Crédito: Shutterstock.com
Segundo informações do portal do tribunal, o presidente entendeu que a decisão implica grave lesão à ordem pública na medida em que impõe, às vésperas da realização da prova, uma ação materialmente irrealizável

Tribunal Regional Federal da 5ª Regiãosuspendeu, na noite desta segunda-feira (19), a liminar que permitia aos candidatos doEnem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) o acesso ao espelho das provas de redação simultaneamente à divulgação do resultado do exame. O espelho é a reprodução online da prova corrigida.

 

A liminar foi conseguida a partir de uma ação civil pública contra o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) devido à falta de transparência do exame. A proposta foi feita pelo procurador da República Oscar Costa Filho.

O Enem tem sido alvo de processos judiciais todos os anos e uma das grandes reclamações dos candidatos é com relação à correção das redações. O Inep e a União recorreram e conseguiram suspender a decisão.

Segundo informações do portal do tribunal, o presidente Edilson Nobre entendeu que a decisão implica grave lesão à ordem pública na medida em que impõe, às vésperas da realização da prova, uma ação materialmente irrealizável, que é a exibição das provas de redação e seus respectivos espelhos de correção simultaneamente à publicação do resultado individual.

Na última semana o Inep publicou nota alegando que a alta adesão ao exame em 2013 impossibilita, em termos logísticos e operacionais, a liberação de vistas da redação no momento da divulgação dos resultados. Além disso, o instituto acrescentou que a correção da redação já prevê recurso de ofício, sendo avaliada por no mínimo dois corretores.


AGORA: Faça o simulado online gratuito para o Enem 2013

 Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário