O pensamento crítico é uma das habilidades necessárias para o Enem. Quer saber como aprimorá-lo? Confira 4 passos para desenvolver o pensamento crítico para o Enem 2013
Crédito: Shutterstock.com
O exame espera que o aluno seja capaz de analisar uma determinada informação de acordo com os direitos humanos e formule a sua própria opinião sobre o assunto
O pensamento crítico é uma das habilidades avaliadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tanto na redação quanto nas questões de múltipla escolha. O exame espera que o aluno seja capaz de analisar uma determinada informação de acordo com os direitos humanos e formule a sua própria opinião sobre o assunto.
Quer saber o que fazer para desenvolver o pensamento crítico para o Enem 2013 e estar preparado para as provas dos dias 26 e 27 de outubro? A seguir, confira 4 passos para desenvolver o pensamento crítico para o Enem 2013:
Pensamento crítico para o Enem: 1 - Conhecimento
O primeiro passo é reconhecer a informação, identificando os pontos principais. Você pode tentar responder às perguntas:
• Quem?
• Quando?
• Onde?
• O quê?
• Como?
• Por quê?
Isso vai ajudar você a entender exatamente o que está sendo proposto.
Pensamento crítico para o Enem: 2 - Compreensão
O segundo passo é compreender o assunto. Organize os seus pensamentos, selecione os fatos e escolha as ideias principais do tema. Essa é a hora de interpretar o texto de uma forma que você consiga parafrasear ao escrever sobre o assunto.
Pensamento crítico para o Enem: 3 - Aplicação
Agora você deve ser capaz de mobilizar o seu conhecimento para aplicar as informações conhecidas e compreendidas, ou seja, utilizar os fatos, regras e princípios do tema para desenvolver a sua própria opinião, resolver problemas e dar exemplos.
Pensamento crítico para o Enem: 4 - Análise
O último passo para desenvolver o pensamento crítico é a análise. Separe os tópicos e analise cada um desses pontos, examinando-os e construindo seus próprios argumentos. Após esses 4 passos, será mais fácil interpretar os enunciados e ficar mais perto da resposta correta.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário