Os candidatos interessados no Vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) devem ficar atentos. As inscrições serão abertas, apenas pelo site da Comissão de Vestibular (Cvest), nesta sexta-feira (20). O prazo segue até 15 de outubro. As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro.
Serão oferecidas 5.083 vagas para cursos técnicos, distribuídos nas modalidades: Integrado (estudante com ensino fundamental completo que realizará o curso técnico e ensino médio simultaneamente), Subsequente (estudante com ensino médio completo que ingressará no IFPE para cursar o técnico) e Proeja (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos), direcionado a profissionalizar os candidatos com mais de 18 anos.
Para cursos superiores, o IFPE disponibilizará 1.518 vagas. Do total oferecido, 572 serão preenchidas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem.
INSCRIÇÃO - A taxa de inscrição será de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores. O valor pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil até 15 de outubro. Com a greve dos bancários, o candidato deve saber as formas alternativas de pagamento.
Cerca de 10 mil candidatos solicitaram a isenção da taxa. O resultado desta solicitações será divulgado a partir das 17h desta sexta. Os isentos devem se inscrever normalmente. A única diferença é que não será gerado o boleto bancário no final do procedimento. Os selecionados pelo Proeja serão isentos automaticamente da taxa.
O listão dos aprovados deve ser publicado antes do dia 25 de dezembro no site da Cvest. Outras informações no próprio site ou através do telefone 2125.1724.
VAGAS - O IFPE distribuirá as vagas nos câmpus do instituto localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória e ainda em nove polos de Educação a Distância (EaD).
Metade será destinada aos oriundos da rede pública de ensino. Aqueles que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo poderá optar pela cota social. O IFPE também disponibilizará cota racial (para negros, pardos e índios) e agrícola (para oriundos da Zona Rural e filhos de agricultores que se inscreverem em cursos técnicos ou superiores com vocação agrícola).
O candidato precisará comprovar a condição de cotista no ato da matrícula para o curso no qual foi aprovado. Aquele que não realizar a comprovação, perderá a vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário