quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Candidato deve se preocupar com a forma e o conteúdo na redação do Enem 2013


A preocupação com o candidato na redação do Enem 2013 não deve ser apenas com o conteúdo, mas também com a forma. Redação é composta de duas habilidades. Entenda quais são elas 

Candidato deve se preocupar com a forma e o conteúdo na redação do Enem 2013
Crédito: Shutterstock.com
Preste atenção na sua escolha de palavras e revise o texto para não cometer erros ortográficos comuns

A banca examinadora do Enem 2013 espera que o candidato seja capaz de conciliar a sua bagagem cultural com a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Como a redação é uma parte importante da nota dos estudantes que vão prestar o exame, é preciso que você esteja preparado para atender esses requisitos.

 

Para o professor de português Rubão, do Sistema de Ensino Poliedro, em São Paulo, a prova de redação é composta de duas habilidades. “A primeira habilidade é relacionada ao conteúdo que o candidato adquire ao longo de sua vida, ou seja, a sua bagagem cultural, que é o que chamamos de currículo implícito.”

A outra habilidade diz respeito ao texto propriamente dito, ou seja, a estrutura dissertativa exigida pelo Enem. Esse é um dos grandes problemas dos estudantes, que segundo o professor têm cada vez mais se preocupado com o conteúdo e deixado a forma de lado. “É possível encontrar muitas redações com problemas sérios, como a migração da linguagem de internet para o texto escrito e frases cujo sentido é indecifrável no idioma padrão”, afirma.

Portanto, se você quer escrever uma redação nota 1000 no Enem 2013, você deve se preocupar com ambas as habilidades. A sua bagagem cultural deve ser exposta de forma clara e que convença o examinador de que você é um candidato com um conhecimento amplo. Ao mesmo tempo, preste atenção na sua escolha de palavras e revise o texto para não cometer erros ortográficos comuns.


Sobre o Enem 2013


As provas do Enem 2013 vão acontecer nos dias 26 e 27 de outubro às 13h do horário oficial de Brasília. Para entrar nos locais do exame, é imprescindível que o candidato apresente um documento de identificação original, bem como esteja portando uma caneta esferográfica da cor preta feita de material transparente. O gabarito está previsto para ser divulgado até 30 de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário