terça-feira, 8 de outubro de 2013

Curso de medicina da UFPE em Caruaru terá currículo diferenciado


Câmpus de Caruaru será equipado com laboratórios. Foto: Wenyson Aubiérgio / JC Imagem
Câmpus de Caruaru será equipado com laboratórios. Foto: Wenyson Aubiérgio / JC Imagem
Atualizado às 12h47
Curso mais concorrido nos últimos anos no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), medicina será ofertado também, no próximo ano, no campus de Caruaru, Agreste do Estado. A nova graduação terá 80 vagas e começará no primeiro semestre de 2014 (e não no segundo semestre, como foi informado anteriormente). No Recife permanecem 140 vagas.
O curso em Caruaru terá um currículo diferente do ministrado na capital pernambucana. Segundo o vice-reitor da UFPE, médico Sílvio Romero Marques, a novidade é a problematização de casos no início da graduação. “Hoje, no Recife, o estudante só chega à parte prática no ciclo profissional. Em Caruaru ele terá contato com o doente logo no começo. Saímos de um modelo especialista para o generalista”, explica.
O novo formato foi pensado para formar um médico mais ligado à atuação nas comunidades, focado na saúde coletiva, na medicina de família e no atendimento primário. Justamente o que pretende o programa federal Mais Médicos. No Estado, esse modelo é adotado, segundo o vice-reitor, pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). “Estamos investindo na relação médico-paciente, na humanização do atendimento, na qualidade de vida”, disse Sílvio Romero.
Quarenta professores serão contratados para ministrar aulas em Caruaru. Já houve concurso para 16, que foram nomeados. A expectativa do vice-reitor é que uma nova seleção para as 24 vagas restantes seja realizada ainda este ano ou no início de 2014. Também foram contratados 12 técnicos-administrativos. Mais 15 serão selecionados por concurso.
A estrutura física está sendo viabilizada no polo comercial de Caruaru, onde atualmente funciona o campus da UFPE. Serão montados e equipados laboratórios. As obras devem terminar no próximo mês. O custo para a implementação do curso de medicina na cidade foi de R$ 28 milhões, bancados pela União.
VESTIBULAR
No total, o vestibular da UFPE terá 6.607 vagas distribuídas em 97 graduações. As inscrições para o processo seletivo custam R$ 110 e vão de 18 de outubro a 3 de novembro, exclusivamente no site da Comissão do Vestibular (Covest). Vinte e cinco por cento das vagas serão destinadas aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na escola pública.
A primeira fase do processo seletivo será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado pelo Ministério da Educação e programado para os dias 26 e 27 deste mês. Portanto, o primeiro critério para participar do concurso da UFPE é fazer a avaliação nacional. A segunda etapa vai ser realizada pela Covest em 8 e 9 de dezembro.
JC on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário