terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pernambuco tem apenas sete notas máximas no Enade



Os cursos de administração e publicidade e propaganda obtiveram nota máxima. Direito recebeu nota 4
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem


Do NE10
Com informações do Jornal do Commercio
Pernambuco teve 164 cursos superiores avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do ano passado. Porém, apenas quatro bacharelados e três tecnológicos atingiram a nota máxima na prova, 5. A maioria no Estado obteve notas baixas, 1 e 2, e medianas, 3.

Administração teve três cursos entre os que obtiveram conceito mais alto: nas universidades Federal de Pernambuco (UFPE), do Vale do São Francisco (Univasf) e na Faculdade Nova Roma. O outro bacharelado que atingiu a nota 5 foi publicidade e propaganda na UFPE.

LEIA MAIS

Os três cursos tecnológicos que atingiram a nota mais alta foram na Faculdade Vale do Ipojuca, em Caruaru, no Agreste: marketing, gestão de recursos humanos e gestão financeira.

Foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.

De acordo com o MEC, o resultado do ano passado, divulgado nessa segunda (7), indica um avanço em relação ao ano de 2009, quando esses três conceitos foram conquistados por menos de 50% desses cursos. Entre os dois anos, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1,0% para 5,4%.

DIREITO - Entre os cursos de direito, a nota mais alta foi 4, na UFPE. Todos os outros atingiram apenas 2 e 3. Veja a lista de direito abaixo e todas as notas nosite do Ministério da Educação (MEC):

UFPE4
Unicap 3
Focca 3
Faculdade Estácio do Recife (FIR)3
Faculdade de Ciências de Timbaúba3
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins3
Faculdade Integrada de Pernambuco3
Faculdade do Vale do Ipojuca3
Faculdade dos Guararapes3
Faculdade Marista3
Centro Universitário Maurício de Nassau3
Faculdade Damas3
Faculdade de Integração do Sertão3
Faculdade Joaquim Nabuco3
Faculdades Integradas Barros Melo3
Universo2
Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina2
Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco2
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu2
Faculdade Boa Viagem2
Faculdade Salesiana do Nordeste2
Faculdade Metropolitana do Grande Recife2
Instituto Pernambucano de Ensino Superior2
Faculdade do Recife2
Faculdade Asces2
Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco2
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina2
Em 2011, três instituições de ensino superior do Estado estavam entre os 136 cursos de direito que apresentaram resultados insatisfatórios em avaliações. A Faculdade Integrada de Pernambuco - Facipe; Aeso - Barros Melo; e Universidade Salgado de Oliveira - Universo tiveram a quantidade de vagas para a graduação limitadas por medida cautelar aplicada pelo MEC. O Enade é um dos pontos levados em consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário