quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prova de português do Enem causa divergências entre professores; entenda


Professor do Sistema de Ensino Poliedro afirma que a a prova de língua portuguesa  é a que mais causa divergências entre professores. Entenda por que

Prova de português do Enem causa divergências entre professores; entenda
Crédito: Shutterstock.com
Para professor, a primeira razão é a inexperiência da atual banca do Enem, e a segunda é a falta de definição de um modelo

Você sabia que a prova de português do Enem sempre causa divergências entre os professores de cursinhos que a corrigem? Foi o que afirmou o professor de português Rubão do Sistema de Ensino Poliedro, em São Paulo. O motivo para isso, segundo ele, é o modelo de prova indefinido do Enem.

 

Segundo o professor, não existe divergência alguma quando os professores vão corrigir os vestibulares tradicionais, como a Fuvest e a Unicamp, por exemplo. "Quando se trata do Enem, essa divergência é padrão, é uma coisa recorrente e existem alguns motivos para isso", afirmou.

"Os estudantes têm dificuldade em encontrar o ponto da prova, mesmo depois de realizar o Enem 3 vezes seguidas. Ao fazer uma prova que seja compatível para 7 milhões de estudantes, sendo eles vindos de escolas particulares das grandes capitais ou de escolas públicas do interior de pequenas cidades, os elaboradores tentam facilitar a questão para o bom entendimento, mas essa facilitação acaba gerandoproblemas de compreensão", ele conta.

Para o professor, a primeira razão é a inexperiência da atual banca do Enem, e a segunda é a falta de definição de um modelo. Segundo ele, o problema está na concepção da questão e não no conteúdo cobrado. Isso significa que uma mesma questão pode ter diversas interpretações, o que causa as divergências entre o professor.

O professor Rubão ainda conta que profissionais do Poliedro dizem para os estudantes que é preciso que o candidato perceba o que a banca quer que ele responda, quando na verdade o enunciado não deveria causar esse tipo de problema. “Existem questões que o candidato vai perceber que o enunciado está ambíguo, mas você não pode simplesmente pedir para o aluno tentar ver o que o exame espera dele. Isso deveria ser explícito”, concluiu. 

Sobre o Enem 2013


As provas do Enem 2013 vão acontecer em 26 e 27 de outubro às 13h do horário oficial de Brasília. É imprescindível que o estudante apresente um documento de identificação original para realizar as provas. Os gabaritos oficiais estão previstos para divulgação até dia 30 de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário