Relação é de 25,1 candidatos por vaga entre cotistas, contra 22,7 no geral.
Candidatos podem mudar a opção de curso até a noite desta sexta-feira.
A relação de candidatos inscritos por vagas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é maior entre quem se inscreveu pela lei ederal de cotas do que na ampla concorrência, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (10) no site do Sisu.
Após três dias de inscrições, a relação na ampla concorrência é de 22,77 candidatos por vaga, segundo balanço apurado às 6h40 desta quinta-feira. Já entre os cotistas, a disputa é de 25,10 candidatos por vaga.
Os números mostram ainda que desde a abertura das inscrições, na madruga de segunda-feira (6), a concorrência entre os cotistas cresceu mais do que na disputa geral. A relação dos cotistas no primeiro dia era menor que na ampla concrrência, com 16 candidatos por vaga, nove pontos a menos que no balanço final de quarta-feira. Já na ampla concorrência, o crescimento foi menor de 18 para 22,77.
Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As vagas estão distribuídas entre "Ampla concorrência", com 96.253 vagas, o que corresponde a 56,2% do total, "Lei de Cotas", com 64.082 vagas, correspondentes a 37,4%, e "Ações Afirmativas Específicas e Complementares", com 11.066 vagas, representando 6,5%.
Segundo o MEC, 61 instituições participantes do Sisu (mais da metade das 115) já ofertam mais de 50% das vagas para cotistas.
O total de inscritos ultrapassou a marca de 2 milhões de inscritos nesta quarta-feira (8) e bateu o recorde, segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação. O sistema registrou 2.004.110 candidatos às 18h desta quarta. No primeiro semestre de 2013, o Sisu teve um total de 1.949.958 candidatos.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera a lista das dez instituições mais procuradas na primeira edição de 2014 do Sisu, com mais de 21,1 mil inscritos. Em seu primeiro ano no sistema, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em segundo lugar, com cerca de 15,6 mil, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 13,8 mil, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pouco mais de 13 mil.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário