terça-feira, 20 de maio de 2014

Enem 2014 tem 4 milhões de inscritos em uma semana


Número é 19% superior aos inscritos do ano passado, no mesmo período

O sistema do Enem 2014 já registra 4 milhões de inscritos nesta segunda-feira (19), de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número supera em cerca de 19% o mesmo período do ano passado, que registrava pouco mais de 3,2 milhões de inscrições.

Inscrições
O período de inscrições começou no dia 12 de maio e vai até o dia 23 do mesmo mês. A prova ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou também os melhores horários para os candidatos se inscreverem no Exame: até as 9h, entre as 14h e 17h e após as 21h. De acordo com o instituto, nesses horários o número de acessos é menor e o usuário consegue usar o sistema com menos dificuldade.
Os candidatos pagantes podem efetuar o pagamento do boleto até o dia 28. A prova ocorrerá em 8 e 9 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 35, com isenção para todos os estudantes de escola pública (que estejam concluindo o ensino médio em 2014), e que comprovarem renda familiar inferior a R$ 1086. Para os candidatos pagantes, o boleto será gerado ao fim da inscrição, a ser pago por meio da Guia de Recolhimento da União.
Segundo divulgado pelo MEC, São Paulo é o estado com o maior número de inscritos, cerca de 476 mil, representando 15% do total. Em seguida, está Minas Gerais, com 314 mil; Ceará, com 253 mil; Rio de Janeiro, com 235 mil; e Bahia, com 225 mil. Os estados somam, juntos, 49,5% do total de inscrições. Além disso, até o momento, cerca de 60% dos inscritos são mulheres.
A prova
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu, que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o ProUni, que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec, para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Neste ano, para garantir uma melhor segurança no dia da prova, o MEC (Ministério da Educação) implementará uma revista eletrônica a todos os participantes, por meio de detector de metais, nos locais do exame.
GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário