Os erros mais comuns dos estudantes na redação estão justamente na interpretação da proposta de redação
Fonte: Universia Brasil
Os textos motivadores são os principais aliados dos estudantes para compreender sobre o que eles devem dissertar
Saber trabalhar a proposta de redação pode ser bastante complexo para alguns alunos e, por vezes, se torna a razão para que ele considere a dissertação um pesadelo. Por isso, a Universia Brasil conversou com a professora de redação Andrea Lanzara doCursinho da Poli, de São Paulo, e esclareceu qual é a melhor maneira de lidar com a proposta.
Mas, primeiro, qual é a função de uma proposta de redação? A professora Andrea explica da seguinte forma: “A proposta de redação vai faz um recorte, especifica sobre o que o aluno vai falar. Além de tudo, é na proposta de redação que o aluno lê os textos motivadores, que não devem ser copiados.”
Inclusive, os textos motivadores são os principais aliados dos estudantes para compreender sobre o que eles devem dissertar desde que eles os utilizem da seguinte forma:
1 – Ler atentamente
2 – Identificar quais são as ideias principais de cada um
3 – Refletir sobre o tema a partir dessas ideias
4 – Posicionar-se diante do tema
5 – Pensar em exemplos próprios e outros artifícios que o ajudem a argumentar
6 – Escrever a dissertação
Segundo a professora, os maiores erros dos alunos estão justamente na maneira como eles abordam a proposta de redação. Fugir do tema é muito comum, sobretudo se o aluno não desenvolver um plano de texto enquanto reflete sobre o tema. Portanto, antes de entregar a redação, tenha certeza de que seu texto respeitou o recorte temático proposto pelo Enem.
Dessa forma, assim que você receber a proposta de redação, leia atentamente e identifique sobre o que você deve dissertar. Tomando esse simples cuidado você já está garantindo um melhor desempenho na redação do Enem deste ano.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário