domingo, 17 de agosto de 2014

Saiba como estudar música nacional pode ajudar na redação do Enem


Entender de música ajuda e muito o estudante no vestibular. Entenda como

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Literatura e movimentos artísticos complementam um ao outro, de maneira que conhecer um pouco da música daquele período pode ser benéfico
Nos últimos anos, os movimentos musicais nacionais, como Bossa Nova e Tropicalismo, foram cobrados de alguma maneira nos grandes vestibulares. Seja para responder as questões objetivas, seja para enriquecer sua redação, é importante que os alunos tenham ao menos uma noção a respeito deles.




Segundo a professora Andrea Lanzara doCursinho da Poli, de São Paulo, “é extremamente interessante que o aluno conheça o erudito e o popular, principalmente no que diz respeito aos movimentos musicais”, porque aliteratura e os movimentos artísticos de maneira geral complementam um ao outro, pois versam a respeito das ideias vigentes naquele período. Dessa forma, conhecer um pouco da música pode ser benéfico para a análise de determinada época ou até para contextualizar algum acontecimento.


Mas como o aluno pode estudar a história da música nacional? “É importante que o aluno ouça essa variedade de músicas e navegue por sites confiáveis que também contem um pouquinho a história destes gêneros”, exemplifica Andrea Lanzara. Ela também recomenda a leitura de Zuza Homem de Melo, autor de diversos livros que versam justamente sobre a história da música brasileira, mostrando o ponto de vista histórico e sociológico da primeira arte.


Por isso, não perca tempo. Utilize a música a seu favor para acertar as questões de literatura e para enriquecer seu texto citando grandes nomes da música brasileira e relacionando suas letras com os problemas sociais discutidos na proposta de redação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário