quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Saber as fórmulas é o suficiente para a prova de matemática do Enem?


Descubra o quão eficiente é decorar expressões algébricas e o que fazer para ir bem nessa área da prova

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
No desespero de querer estudar todos os conteúdos, costuma-se recorrer apenas à memorização das fórmulas
Com o Enem se aproximando, os alunos começam a desanimar quando o assunto éestudar matemática, disciplina que tradicionalmente complica a vida dos vestibulandos na hora da prova. No desespero de querer estudar todos os conteúdos, costuma-se recorrer apenas à memorização das fórmulas. Mas será que isso é o suficiente?



Enem NÃO avalia a capacidade do aluno de decorar fórmulas, mas de interpretá-las. Por isso, na própria prova você pode encontrar a expressão algébrica que você precisa para resolver a questão, porque estão sendo analisadas a compreensão da situação-problema e a tradução desta em linguagem algébrica.

Por isso, se a questão pede a área de um trapézio, você não necessariamente precisa decorar esta fórmula específica para resolvê-la. Basta você interpretar o desenho dividindo-o em quadrados e triângulos e calcular a soma de suas respectivas áreas.


A melhor dica para ir bem nas 45 questões relativas a matemática, além de treinar bastante, é anotar as informações que o enunciado disponibiliza ainda enquanto você o está lendo. Fazendo isso, mais do que organizar os dados, você já está construindo seu raciocínio lógico, principal habilidade testada na prova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário