Reler o texto da sua redação do Enem depois de terminar é essencial para garantir uma boa nota. Entenda o porquê
Fonte: Universia Brasil
Finja que você é o avaliador: corrija os erros de português
Depois de tanto tempo escrevendo, você finalmente colocou o último ponto final no seu texto da redação do Enem. Ótimo, certo? Contudo, antes de levantar da sua cadeira e entregar sua prova ao examinador, você tem que fazer uma última coisa: revisar.
Reler seu texto atentamente permite que vocêedite seus argumentos, apagando sentenças que não são tão relevantes para a compreensão do seu ponto de vista e acrescentando ideias que você se esqueceu de incluir. Por isso, neste momento da prova, finja que você é o avaliador: corrija os erros de português. Além disso, verifique se sua dissertação atende aos requisitos da prova:
1 – Norma culta de língua: pergunte-se se você seguiu as regras gramaticais e evitou marcas de oralidade, por exemplo. Cometer esses erros podem custar importantes pontos.
2 – Compreensão da proposta: você seguiu as exigências da redação? Estruturou corretamente seu texto dissertativo? Repare também se você foi original ou se fez uso de clichês.
3 – Argumentação: reflita se você foi capaz de convencer seu leitor da sua tese e se você selecionou fatos, citações e opiniões adequadas ao tema.
4 – Coesão: certifique-se de que há harmonia entre os elementos do seu texto e de que você usou os conectivos corretamente.
5 – Solução: avalie se sua proposta para resolver o problema da prova considerou os direitos humanos e as diversidades culturais. E não se esqueça de verificar se é possível colocá-la em prática.
Sobre o Enem 2014
O Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e tem 8,7 milhões de candidatos inscritos. O exame é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Frontreiras, ProUni e Fies. Além disso, o Enem certifica a conclusão do ensino médio.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário