Fonte: Universia Brasil
Com a data do exame se aproximando, é hora de começar a rever os principais conceitos dessa matéria que podem ser cobrados no dia 8 de novembro
No primeiro dia de provas do ENEM, uma das preocupações dos alunos será a prova de Química. Com a data do exame se aproximando, é hora de começar a rever os principais conceitos dessa matéria que podem ser cobrados no dia 8 de novembro.
Se você está focado nos estudos e quer saber em quais tópicos deve estar mais atento, a Universia Brasil, com o apoio do Blog do Enem, preparou uma lista com os temas que têm sido recorrentes no exame. Confira quais são e faça seu checklist de estudos dessa reta final:
1. Equilíbrio Químico: o aluno precisa dominar o conceito de equações reversíveis e conhecer a fórmula chamada Lei do Equilíbrio Químico. Conhecer a equação da constante do equilíbrio químico (K) é importante na resolução desse tipo de exercício.
2. Indicadores de ácido-base: o aluno precisa ter em mente os tipos mais comuns de indicadores e suas aplicações. Exercícios que tratem de questões cotidianas são os que mais cobram esse tema.
3. Cálculo de pH e pOH de uma substância: são os métodos utilizados para definir se uma substância é ácida, básica ou neutra. Para efetuar esse tipo de problema com sucesso, é preciso conhecer a escala de pH e a equação do pH.
4. Petróleo: os exercícios que mais caem sobre esse tema são os que cobram conhecimentos sobre a refinamento ou craqueamento do petróleo. O aluno deve conhecer as etapas do processo e as fórmulas químicas de seus derivados mais importantes, como a gasolina.
5. História dos modelos atômicos: o estudante precisa conhecer os diferentes modelos atômicos propostos por cientistas desde a antiguidade, bem como suas características.
6. Configuração dos elétrons: depois de conhecer as histórias dos modelos atômicos, os alunos precisam entender os conceitos de camadas eletrônicas e subníveis de energia dos átomos. O Diagrama de Linus Pauling é importante para esses exercícios.
7. Diagrama de fases: esse tema aborda os diferentes estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) e suas transformações. Para acertar na representação gráfica, o aluno deve compreender os conceitos de pressão, temperatura e ponto triplo, que representa o equilíbrio das transformações.
8. Soluções químicas: envolvem os conceitos de concentração, soluto e solvente. A fórmula da concentração também é cobrada em problemas sobre diluição e dissolução.
9. Cálculo de reagentes limitantes: conceito aplicado para reações em que um dos reagentes limita a quantidade de produto produzida. Na resolução dos problemas, é importante aplicar as bases do cálculo estequiométrico.
10. Fórmula molecular: as fórmulas moleculares são as representações numéricas da quantidade de átomos que formam as moléculas. A partir disso, o aluno deve demonstrar habilidade com os cálculos envolvendo as fórmulas e também conceitos como mol e massa molar.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário