Confira quais conteúdos tem mais chances de aparecer na prova de matemática do Enem 2014
Fonte: Shutterstock
Os candidatos precisam saber calcular as funções de seno, cosseno e tangente para o Enem 2014
O ENEM está chegando e já é hora de fazer a revisão final para tirar as últimas dúvidas e ir preparado para o exame. Pensando nisso, aUniversia Brasil, em parceria com o Blog do Enem, fez uma seleção de conteúdos que têm sido frequentemente cobrados na prova de Matemática e, por isso, merecem a atenção dos candidatos. Confira abaixo quais são eles e saiba o que você precisa revisar ou estudar.
1. Frações decimais: o estudante deve saber como transformar números decimais em frações e também como fazer operações utilizando-os.
2. Triângulos: são algumas das figuras geométricas mais cobradas. É preciso saber suas características, como vértices, ângulos internos e externos, altura, lados, tipos de triângulos e como calcular o perímetro.
3. Razões e Proporções: dentro desse tema, regras de três compostas são assuntos que valem a pena estudar. Revisar problemas em que a proporção de uma situação é alterada também é uma boa ideia.
4. Porcentagem: certifique-se de que você aprendeu a fazer operações envolvendo esse tema, principalmente problemas em que se pede para calcular a porcentagem de outros números ou de outros percentuais.
5. Equações de primeiro grau: é importante saber como montar uma igualdade simples e conhecer as etapas para a resolução do problema.
6. Equações de segundo grau: o aluno deve ter noções de como trabalhar com a fórmula de Bhaskara e o delta para solucioná-las.
7. Logaritmos: o aluno deve conhecer a definição de logaritmo e suas propriedades para resolver cálculos com esse tema.
8. Ângulos: além de identificar os tipos de ângulo, o estudante precisa se lembrar das relações entre eles, como complementaridade e suplementaridade.
9. Intervalos reais: o estudante deve ter domínio dos conceitos de conjuntos numéricos, bem como saber representar os intervalos de forma gráfica e equacional.
10. Análise de gráficos: é um dos tópicos mais exigidos. O aluno deve conhecer os diferentes tipos de gráfico e identificar os dados pedidos nos problemas.
11. Funções lineares e quadráticas: o estudante precisa ter domínio das funções em sua forma equacional e também das representações gráficas, identificando o tipo de função através de sua reta, se for do primeiro grau, ou parábola, se for do segundo. Relembrar as características das parábolas é fundamental.
12. Escalas e proporções: analisar corretamente escalas é o primeiro passo para aplica-las em problemas envolvendo porporções.
13. Cálculo de perímetro e área de figuras planas: dentro da geometria, saber calcular perímetro e área de polígonos é fundamental. Dê atenção especial para as fórmulas de figuras circulares, que são diferentes das demais.
14. Seno, cosseno e tangente: as relações entre ângulos e lados dos triângulos são os assuntos mais cobrados da trigonometria. Vale a pena estudar os valores das funções dos ângulos de 30°, 45° e 60°, que são os mais pedidos nas questões.
15. Ciclo trigonométrico: o aluno precisa, primeiramente, saber calcular as funções de seno, cosseno e tangente para depois localizar em qual setor do ciclo estão. Nessa etapa, é importante saber suas características para saber representá-los graficamente da maneira correta.
16. Probabilidades: além de conhecer as regras deste tipo de cálculo, o aluno precisa estar familiarizado com suas operações, como a regra da adição e a da multiplicação. É melhor estar atento aos exercícios clássicos como o do jogo de dados ou sorteios, que são muito comuns.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário