segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Checklist para as provas do ENEM 2014: Biologia


Conheça alguns dos conteúdos mais importantes de biologia que podem aparecer no Enem

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Biologia é uma das matérias mais cobradas no ENEM, não apenas nas questões específicas da disciplina, mas também nas perguntas interdisciplinares
Biologia é uma das matérias mais cobradasno ENEM, não apenas nas questões específicas da disciplina, mas também nas perguntas interdisciplinares, uma vez que os conceitos da matéria tem bastante ligação com outras áreas, como Química. Sendo assim, é muito importante que os alunos foquem nessa matéria na revisão final. Se você já está montando sua lista de conteúdos para estudar, não deixe de conferir os tópicos relevantes que a Universia Brasil, em parceria com o Blog do Enem, reuniu para ajudar os estudantes nessa última etapa. Confira:




 1. A origem da vida: nesse caso, é preciso identificar e analisar as diversas teorias que existem sobre esse fato, como o criacionismo, a cosmogenia, a geração espontânea e a Teoria de Oparin e Haldene, a mais aceita atualmente.

2. Características dos seres vivos: são as peculiaridades que diferem os seres vivos de quaisquer outros. Tais conceitos como metabolismo, hereditariedade e irritabilidade – capacidade de responder aos estímulos do meio – são fundamentais também para a compreensão de outros tópicos da Biologia.


3. Darwinismo e Lamarckismo: são as duas teorias mais conhecidas sobre a evolução das espécies e foram criadas, respectivamente, por Charles Darwin e Jean Baptiste Lamarck. Atualmente, a teoria de Darwin é a mais aceita, porém, é preciso conhecer características de ambas.


4. DNA e RNA: é essencial conhecer a diferença entre um e outro e suas peculiaridades, como as proteínas formadoras de cada um deles. Dentro desse assunto, a duplicação do DNA e a transcrição e tradução do RNA são as fontes dos exercícios mais cobrados.


5. Mitose e meiose: são processos de divisão celular. A mitose é voltada para a renovação das células, já a meiose faz parte da produção de gametas para reprodução. O estudante precisa diferenciar bem esses conceitos e conhecer as etapas de cada um, pois são alguns dos pontos que causam mais dúvida.


6. Alterações numéricas e estruturais dos cromossomos: são ocasionadas por falhas na meiose. O estudante deve conhecer as diversas mutações e saber identificar suas origens, além de identificar onde ocorreu a mudança no desenho dos cromossomos. Nesse tema, a Síndrome de Down é a mais conhecida e cobrada em provas, vale a pena pesquisá-la melhor.


7. Genética: 1ª Lei de Mendel: esse tópico é fundamental para entender questões de hereditariedade, como doenças e características físicas. Preste atenção nos conceitos de gene dominante e recessivo. É essencial, também, saber como trabalhar com o quadro de Punnet, a tabela usada para prever os cruzamentos de genes.


8. Métodos contraceptivos: o estudante deve demonstrar conhecimentos sobre as diferenças de cada método, além de suas funções como a prevenção de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e de gravidez indesejada. Um exercício muito comum é focado no ciclo menstrual e no funcionamento da pílula anticoncepcional.


9. Conceitos básicos de Ecologia: é um assunto cada vez mais cobrado em provas. O aluno precisa conhecer não apenas o conceito de Ecologia, mas também termos relacionados, como habitat, nicho ecológico e ecossistema.


10. Vírus Ebola: questões sobre vírus são tradicionalmente cobradas, porém, por causa da atual polêmica, é possível que o Ebola seja cobrado. Nesse caso, em específico, os alunos devem se focar em transmissão e nos sintomas, mas para outros vírus comuns, como o HIV, o enfoque costuma ser na replicação e na possibilidade da produção de vacinas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário