Mais de um milhão de estudantes já se inscreveram no Programa. São 213.113 bolsas de estudo.
Chegam ao fim às 23h59 desta quinta-feira, 29 de janeiro, as inscrições para a primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni), programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Até as 12h de ontem, 1.125.694 estudantes já haviam confirmado participação na seleção.
Podem se inscrever os candidatos que não possuam diploma de curso superior, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 com pontuação superior a 450 pontos na média e acima de zero na redação e que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos, de acordo com o tipo de bolsa.
Eles também deverão atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
No ato da inscrição, os estudantes deverão indicar o número de inscrição e senha do Exame e até duas opções de instituição, curso e turno, por ordem de preferência. Candidatos com deficiência e autodeclarados indígenas, preto ou pardo poderão optar pelas políticas de ações afirmativas. As opções podem ser alteradas durante o período de inscrição.
Oportunidades e cronograma
Estão sendo oferecidas 213.113 bolsas de estudo, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Em comparação com o processo seletivo do primeiro semestre de 2014, foi registrado um crescimento de 11% na oferta de vagas e de 19% no número de cursos. Neste semestre, são 1.117 instituições participantes e 30.549 opções de cursos.
As bolsas integrais serão concedidas para candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as parciais, destinam-se aos estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. A primeira chamada será publicada em 2 de fevereiro com prazo até o dia 9 para comprovação das informações.
Já a segunda convocação será realizada no dia 19 de fevereiro com matrículas para o dia 24. Para a Lista de Espera, as inscrições serão recebidas nos dias 2 e 3 de março e os dias 10 e 11 seguintes serão reservados para o comparecimento dos estudantes para entrega da documentação. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone 0800-616161.
Por Wanja Borges
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário