A primeira civilização conhecida por usar a borracha era a Olmeca, no México. Em torno de 1600 a.C., os olmecas produziram uma das primeiras bolas para fins esportivos na história.
Por volta de 1730 a borracha chegou Europa, por meio do explorador francês Charles Marie de La Condamine que retornou com amostras da América do Sul.
Pouco depois, o extrato do elástico foi obtido na Inglaterra e percebeu-se que a substância poderia apagar escritas em papel feitas de grafite.
Essa substância foi chamada de pelo químico Joseph Priestley. Posteriormente surgiram outras descobertas e aplicações da borracha. Em 1839, o inventor Charles Goodyear, descobriu a vulcanização, um processo que melhora a resistência à tração de borracha, permitindo a produção de pneus e demais produtos modernos.
No dia 17 de março de 1845, o inventor britânico Stephen Perry patenteou o elástico produzido de borracha proveniente do látex da seringueira (Hevea brasiliensis). Trata-se de uma invenção que se tornou parte do dia a dia moderno e é empregada em escritórios, bancos e até mesmo nas feiras de domingo.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário