quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Enem: o que pode e o que não pode na prova em 9 regras

Candidatos não podem chegar atrasados sob nenhuma justificativa. Lápis, borracha e óculos escuros são proibidos nas salas de exame. Confira

Lecticia Maggi
Enem
Atente-se às regras do exame, evite preocupações desnecessárias e garanta um bom desempenho (Thinkstock)
Na reta final do Enem, detalhes fazem toda a diferença. Chegar 1 minuto atrasado ou esquecer o documento de identificação em casa são falhas imperdoáveis aos olhos do regulamento do exame e resultam na eliminação do candidato naquele dia de avaliação. Apesar de as regras serem conhecidas, não faltam estudantes que ano após ano incorrem nesses erros edesperdiçam um ano de dedicação.
Calendário de orientações para a prova:
Use os dias que antecedem o Enem a seu favorSeis formas de usar sua nota do Enem
sexta-feira: orientações para os dias de prova
O psicólogo Alexandre Maia, autor do livro Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos, oferece uma instrução geral para evitar a desobediência ao regulamento. Uma vez que, nos dias de prova, a ansiedade aumenta significativamente, deve-se observar com antecedência as regras eliminatórias da prova. Assim, no sábado e no domingo, a cabeça do estudante fica livre para se preocupar com o que interessa: fazer um bom exame. Confira a seguir nove regras essenciais para os dias de prova: o que pode e o que não pode no Enem: 
1 de 9

Documento original e com foto: OBRIGATÓRIO


Nos dias de prova, os candidatos não podem se esquecer de levar um documento original com foto: ele será apresentado ao fiscal do exame para identificação. Cópias não são aceitas, mesmo as autenticadas em cartório. O estudante pode apresentar a cédula de identidade (RG), carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira de habilitação, desde que esta não esteja vencida. Fique atento: não valem certidão de nascimento ou casamento, crachá de empresa, carteira de estudante, CPF ou título de eleitor. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação, o participante deve apresentar um boletim de ocorrência registrado, no máximo, 90 dias antes da data da prova.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário