Aluno ruim, Profissional ruim
Entenda como seu desempenho com aluno reflete seu desempenho como profissional. Maus costumes na vida acadêmica podem ser levados para seu futuro.
Sabia disso? Um mau estudante pode tornar-se péssimo em sua profissão. Isto é se conseguir algum emprego. Quem nunca teve aquele amigo que sempre se ‘escorava’ em você nos trabalhos e nas provas? Ou pior. Será que você era esta pessoa?
Temos que entender desde cedo que nosso primeiro contato com o mundo profissional pode ser através de amigos ou até mesmo de professores. Sempre tem um ou outro amigo que já estão trabalhando e te indicam para uma vaga de emprego/estágio na empresa onde atua. Você acha mesmo que esse amigo irá indicar aquele que nunca participava dos trabalhos, vivia conversando durante as aulas ou passeando pelos corredores? Claro que não. O primeiro círculo de networking ainda é formado na universidade, então é importante que nossa postura como estudante seja positiva, para que isso não atrapalhe seu sucesso profissional.
“Trabalhos que eram para ser feitos em grupo, você só contribui com seu nome. Para a prova, estudo no último dia. Na hora da aula, estava navegando pelas redes sociais. E vai passando pelo curso deste jeito”. O estudante que age desta maneira, está dando o primeiro passo para seu fracasso profissional. O que perdemos na graduação por conta desta falta de interesse, não será mais recuperado. Mesmo em pós graduações, MBA e mestrados, não voltaremos a ver um assunto como vimos na graduação, pois o foco dos assuntos abordados mudam.
Podemos até não perceber, mas as empresas, quando contratam um funcionário, avalia nosso desempenho e a maneira como estamos executando nossas tarefas. Pegar um trabalho pronto da internet e apresentá-lo na faculdade pode te dar um zero, ou até mesmo não ser notado. Mas em uma empresa, esta prática terá maiores consequências, podendo levar até à demissão. Não leve esse ‘jeitinho’ para seu futuro profissional. Nada de deixar toda a tarefa para os amigos e ficar alheio ao que é exigido. As empresas buscam profissionais que saibam trabalhar em grupo e, para tal, cada um deve fazer sua parte. Existem metas a serem cumpridas em prazos determinados. Totalmente diferente do mundo acadêmico, que sempre tem um jeitinho de adiar prazos e compromissos.
Então se está estudando, aproveite o momento para desenvolver suas habilidades, talentos e amadurecer profissionalmente. Se já está na empresa e ainda mantém alguns vícios, ainda há tempo de abandoná-los! Recicle-se! Mude sua postura e será um profissional melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário