Inscrições para o Enem batem novo recorde
Da Redação e agências
A Bahia é o terceiro estado com maior número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio(Enem), cujas inscrições se encerraram às 23h59 desta segunda-feira, 27. O número de candidatos bateu recorde. Até as 19h30, eram 7.105.903 inscritos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Os três estados com maior número de inscrições, até as 16 horas desta segunda, foram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901; e Bahia, com 482.799 candidatos.
O número de inscritos este ano superou não apenas os candidatos confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290, mas também a quantidade total de inscritos no ano passado, de 6.495.000.
A média de inscrições foi de aproximadamente 700 por minuto, número de acordo com as expectativas para o último dia.
Lentidão - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que possíveis problemas de lentidão ou travamento poderiam ter sido causados pelo provedor utilizado pelo candidato.
A pasta informou que a infraestrutura da rede do MEC estava funcionando normalmente e recomendava que os candidatos insistissem, caso tivessem problemas para efetuar a inscrição.
Provas - As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13h (horário de Brasília).
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília.
Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal.
O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em diversas instituições públicas de educação superior em todo o País.
O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, também para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.
Áreas do conhecimento - Como nas últimas edições, o Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias.
A redação terá critérios mais rígidos nas correções. Os textos terão notas de 0 a mil pontos, e a correção será feita obedecendo a divisão por cinco competências, cada uma valendo 200 pontos.
Cada texto será corrigido por dois corretores independentes entre si e o resultado final será a média aritmética das notas conferidas por cada um.
No entanto, se as notas dadas pelos dois corretores tiverem diferença maior do que 100 pontos, ou se a diferença das notas em alguma competência específica for superior a 80 pontos, a redação será corrigida por um terceiro corretor.
ATARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário