domingo, 24 de maio de 2015

Confira as notícias mais importantes da semana de 18 de maio


Conseguiu acompanhar as notícias essa semana? Fique por dentro das atualidades que rolaram pelo Brasil e no mundo. Confira abaixo os principais destaques do noticiário nacional e internacional:

Policiais acusados da morte de jovem negro em Baltimore, nos EUA, serão julgados em julho
A Procuradoria-Geral de Baltimore, nos Estados Unidos, anunciou na quinta-feira (21) que a maior parte das acusações contra os seis policiais envolvidos na morte do jovem negro Freddie Gray, no último mês de abril, foram acatadas. De acordo com a procuradora-geral, Marilyn Mosby, o julgamento será iniciado no próximo dia 2 de julho. Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos, morreu no dia 19 de abril em decorrência de lesões sofridas na coluna vertebral. Ele estava sob custódia policial e os policiais são acusados de homicídio. Baltimore viveu duas semanas de intensas manifestações, saques e depredações. O governo do estado de Maryland chegou a decretar Estado de Emergência e a prefeitura da cidade, toque de recolher. A opinião pública norte-americana, especialmente o movimento negro, pressiona o governo e Justiça para que o caso não termine impune, como ocorreu em dois casos anteriores em Ferguson e em Nova York. Leia mais.
Cuba e Estados Unidos têm nova reunião para restabelecer relações diplomáticas
Representantes dos governos de Cuba e dos Estados Unidos participaram na quinta-feira, em Washington, da quarta rodada de negociações para restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países. A reunião foi conduzida pela diretora-geral do governo cubano para os Estados Unidos, Josefina Vidal, e pela secretária adjunta para América Latina da Casa Branca, Roberta Jacobson. As conversas são as primeiras desde o anúncio de Obama em 14 de abril de que havia decidido remover Cuba da lista norte-americana de Estados que apoiam o terrorismo, algo que Havana disse ser um passo necessário para um progresso. Leia mais.
Brasil e Uruguai defendem acordo entre Mercosul e União Europeia
O fechamento de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia para uma zona de livre comércio é a prioridade do bloco sul-americano para este ano, de acordo com os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Uruguai, Tabaré Vázquez, que se reuniram quinta-feira em Brasília, durante visita de Estado do chefe do país vizinho. Dilma e Vázquez cobraram a definição de uma data para que os blocos façam a apresentação de suas ofertas comerciais, quando os dois lados montam uma lista de quais produtos poderão ter as tarifas zeradas em caso de acordo. A apresentação tem que ser simultânea e já chegou a ser negociada em 2013 e 2104, mas não ocorreu. Leia mais.
Foto: Spencer Platt/Getty Images
Foto: Spencer Platt/Getty Images
Desigualdade de renda dispara em países ricos, mas cai na América Latina
Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado na quinta-feira, em Paris, mostra o Brasil como país que apresentou sinais promissores de redução das desigualdades sociais, juntamente com Peru, México, Argentina e Chile. Apesar dos bons resultados, a América Latina continua entre as regiões com a maior disparidade entre ricos e pobres do mundo. Leia mais. Leia mais 2.
Estado Islâmico assume controle total Palmira, cidade histórica da Síria
O grupo radical Estado Islâmico tomou o controle pleno de Palmira, no deserto sírio, colocando o patrimônio mundial da antiga cidade em risco de destruição, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. A cidade de Palmira tem uma importância estratégica pois serve de ligação entre a província síria de Deir Al Zur, um dos redutos do Estado Islâmico, e o Iraque com os arredores de Damasco. Leia mais. Leia mais 2.
União Europeia retoma negociações de paz entre Israel e Palestina
A chefe da Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, se encontrou na quarta-feira (20) com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na Cisjordânia, para discutir possíveis avanços no processo de paz entre Israel e Palestina. Na ocasião, ela enfatizou que “a União Europeia está fortemente comprometida com a busca de uma solução para o conflito”. A reunião foi o primeiro compromisso de uma agenda de dois dias na região, que inclui, também, um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Leia mais.
Negócios com China reduzem influência dos EUA na América Latina
Os acordos fechados durante a visita do premiê chinês, Li Keqiang, à América Latina nesta semana elevam a um novo patamar a presença da China na região e reduzem o poder dos Estados Unidos para influenciar políticas em países latino-americanos, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil. Li iniciou na segunda-feira um giro de oito dias pelo Brasil, Colômbia, Peru e Chile. Nesta terça, após reunião com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, os dois líderes fecharam 35 acordos em várias áreas, entre as quais infraestrutura, energia e mineração. Segundo o governo brasileiro, os acertos envolvem gastos de mais de US$ 53 bilhões (R$ 160 bilhões). Uma ferrovia que começa no Rio de Janeiro banhada pelo Oceano Atlântico, atravessa a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes e termina na costa peruana em pleno Oceano Pacífico está entre os planos que a China pretende consolidar na América do Sul. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3.
Presidente Dilma sanciona o lei que regulamenta acesso à biodiversidade
Cercado em polêmicas, o Marco da Biodiversidade foi sancionado na quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff sob a promessa de destravar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos a partir de recursos naturais do país. Dilma vetou vetou seis pontos da lei. A nova lei – que substituiu uma antiga legislação mais burocrática – foi festejada pela indústria farmacêutica e criticada por ambientalistas e comunidades donas de conhecimentos tradicionais, como indígenas, quilombolas e extrativistas. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3.
Mais de 500 mil deixam casas por causa de violência no Iêmen, diz ONU
A violência no Iêmen causou a morte de 1.850 pessoas e forçou cerca de 500 mil a abandonarem as suas casas, anunciaram na terça-feira (19) porta-vozes da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra. Segundo o Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária, o organismo da ONU que administra as situações de emergência, dados do serviço de saúde do Iêmen apontam que há 7.394 feridos. Leia mais.
Alemanha e França pedem acordo “ambicioso e global” sobre o clima
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, pediram na terça-feira um acordo “ambicioso, global e vinculativo” sobre o aquecimento global na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima prevista para o final de 2015, em Paris. Em uma declaração conjunta emitida durante uma reunião internacional de preparação da conferência de Paris, as duas maiores economias da União Europeia apelam a todos os países para contribuírem para uma redução global das emissões de gases de efeito de estufa que permita limitar o aquecimento do planeta a dois graus centígrados acima dos níveis pré-Revolução Industrial. Leia mais.
União Europeia lança operação naval contra traficantes de pessoas no Mediterrâneo
Um mês após o dramático naufrágio no Mediterrâneo, que causou a morte de 800 pessoas, a União Europeia (UE) oficializou na segunda-feira (18) uma operação naval para impedir a atividade dos traficantes de pessoas que exploram a situação dos imigrantes que querem chegar à Europa. Esta missão inédita vai implicar o destacamento de navios de guerra e aviões de vigilância dos exércitos europeus para a costa da Líbia, que se tornou a mais importante plataforma de tráfico de pessoas. Leia mais.
Papa Francisco canoniza, pela primeira vez, duas palestinas
O papa Francisco declarou santas quatro religiosas que viveram no século 19, duas palestinas, uma francesa e uma italiana, incentivando a multidão que acompanhou o anúncio na Praça de São Pedro. Mariam Bawardi (1846-1878), Marie-Alphonsine Ghattas (1843-1927), Jeanne-Emilie de Villeneuve (1811-1854) e Maria Cristina dell’Immacolata (1856-1906) foram canonizadas durante a missa celebrada domingo (17) no Vaticano. As duas religiosas palestinas são as primeiras dessa nacionalidade a serem canonizadas. Leia mais.
GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário