Programa do MEC dá aos estudantes simulados, questões comentadas, videoaulas e estudo personalizado.
A Presidente da República, Dilma Rousseff, lançou na tarde desta terça-feira, 5 de abril, o sistema de estudo "Hora do Enem", conjunto de ações complementares que tem como objetivo o auxílio aos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. A plataforma já está disponível para acesso.
De acordo com a presidente, o objetivo da Hora do Enem é democratizar o acesso à educação superior, dando maior possibilidade de estudo aos estudantes da rede pública de educação. No entanto, o sistema também atende os alunos de escolas particulares.
A ação será composta por uma plataforma de estudos, pelo site oficial, a qual contará com simulados, exercícios, resumos, 600 videoaulas e questões comentadas e plano de estudos personalizados, além do aplicativo para IOS e Android, contando com acesso à TV Escola e ao conteúdo do sistema.
O estudante que acessar o site da "Hora do Enem" deverá preencher um formulário, informando o seu objetivo, o curso que deseja e quantas horas disponíveis possui para estudar. Com base nesses dados, uma análise será feita levando em consideração os pontos fortes e fracos, resultando no plano de estudo personalizado para o aluno.
O estudante que não tiver acesso à internet poderá se inscrever em universidades públicas, institutos federais e algumas instituições particulares parceiras do projeto.
Simulado
O primeiro simulado oficial da plataforma será realizado em 30 de abril. A simulação será aplicada a todos os estudantes concluintes do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto particulares. De acordo com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o objetivo é que aluno tenha noção do seu nível de conhecimento, suas dificuldades e necessidades que serão trabalhadas no sistema.
O estudante contará com quatro horas para realizar o simulado. Assim que a prova é terminada, o aluno recebe sua avaliação e nota. A partir daí, o estudante terá acesso aos exercícios específicos para suas necessidades.
Outros simulados serão realizados em 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. O conteúdo contém as áreas do conhecimento do Enem e temas abordados. As escolas terão acesso aos dados de seus estudantes para acompanhar o desempenho de cada um e investir em suprir as necessidades dos alunos.
Enem na TV
Outra iniciativa do sistema é o programa televisivo "A Hora do Enem". Cada episódio contará com meia hora de duração e partirá de uma área do conhecimento, a qual será abordada e discutida. Além disso, haverá a resolução de questões do Enem por professores especialistas no exame.
O programa será transmitido de segunda a sexta-feira, contando com reprises aos sábados. A Hora do Enem será veiculada pela TV Escola e distribuida para mais de 40 canais de todo o país, incluindo canais universitários.
MECFlix
O MEC também anunciou uma plataforma de vídeos on-line que batizou de MECFlix. A partir de 30 de abirl, os estudantes cadastrados na Hora do Enem poderão acessar uma biblioteca com cerca de 600 videoaulas para o Enem.
Mais informações no site do MEC.
Por Lorraine Vilela
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário