Redação do Enem, parte 2: como não fugir do tema
Analisar atentamente os artigos de apoio e esboçar um esquema do texto antes de iniciar a redação ajudam a manter o foco na prova dissertativa
Lecticia Maggi
Fugir do tema proposto resulta na nota zero (Thinkstock)
A segunda competência avaliada pelo Enem verifica se o aluno sabe o que é um texto dissertativo e se ele entendeu o tema que lhe foi proposto. Tratar do assunto apresentado pela prova parece uma tarefa óbvia, mas muitos estudantes se desviam dela – ou, na linguagem dos próprios candidatos, "fogem do tema".
A primeira orientação dos professores para evitar um desastre (inadequação ao tema proposto rende nota zero, vale lembrar) é tão simples quanto eficiente: "É imprescindível ler atentamente todos os textos de apoio da redação", diz Roseli Braff, coordenadora de língua portuguesa do Sistema COC de Ensino. Com cinco horas e trinta minutos para resolver 90 questões e produzir uma redação, há alunos que se desesperam e acabam deixando os textos de apoio de lado, concentrando-se apenas no enunciado da proposta de redação. É um erro.
"A prova de redação não avalia somente a escrita, avalia também a leitura", diz Eclícia Pereira, coordenadora de redação do Cursinho da Poli. "Por meio dos argumentos apresentados nos textos de apoio, o corretor vai perceber se a leitura foi feita de maneira superficial ou se o estudante foi capaz de compreender as informações principais."
É fácil perceber quando o estudante foge da proposta. Por exemplo: o examinador propõe um texto que trate dos possíveis efeitos da Copa do Mundo de 2014 para a sociedade brasileira. Na hora de redigir, contudo, em meio ao nervosismo, o aluno se confunde e acaba falando sobre a importância dos Jogos Olímpicos de 2016. Não há salvação: a nota é zero.
Tangenciar o tema proposto também é prejudicial. Isto é, abordá-lo superficialmente ou em parte. Em 2011, a redação do Enem pedia que o candidato escrevesse sobre "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". Nesse caso, tangenciar o tema significa dissertar sobre outros aspectos ligados à tecnologia, como inclusão digital e interação entre as pessoas na rede, sem discutir a fundo a questão da privacidade.
Para aprimorar o desempenho na redação, professores ouvidos por VEJA.com oferecem duas orientações fundamentais: considerar todos os elementos da proposta e esboçar um esquema para o texto antes de começar a escrever. Confira na lista a seguir:
Tangenciar o tema proposto também é prejudicial. Isto é, abordá-lo superficialmente ou em parte. Em 2011, a redação do Enem pedia que o candidato escrevesse sobre "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". Nesse caso, tangenciar o tema significa dissertar sobre outros aspectos ligados à tecnologia, como inclusão digital e interação entre as pessoas na rede, sem discutir a fundo a questão da privacidade.
Para aprimorar o desempenho na redação, professores ouvidos por VEJA.com oferecem duas orientações fundamentais: considerar todos os elementos da proposta e esboçar um esquema para o texto antes de começar a escrever. Confira na lista a seguir:
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Considere todos os elementos da proposta
O professor Francisco Platão, supervisor de língua portuguesa do Anglo Vestibulares, afirma que grande parte dos alunos incorre em dois erros: realiza uma leitura incompleta dos textos de apoio e da proposta ou se concentra em apenas um dos itens pedidos. Para exemplificar a questão, o professor utiliza o tema dado na redação da Fuvest em 1989. A prova trazia um trecho do poema Mar Português, de Fernando Pessoa, e pedia a seguinte relação:
"Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Se a alma não é pequena.
Discuta as ideias contidas nos versos acima, confrontando-as com o momento que vivemos hoje no Brasil."
Explicação do professor:
Segundo o professor, os versos "Tudo vale a pena/Se a alma não é pequena" roubaram a atenção de muitos candidatos, fazendo-os ignorar a segunda parte da apresentação – que pedia uma reflexão sobre o Brasil de então. Por isso, diversos textos discorreram erroneamente sobre o conceito de carpe diem (viva o hoje), a importância de se valorizar a vida, minimizando preocupações passadas e futuras. "Era preciso uma redação que deixasse claro que a vida somente vale a pena se for abandonada a mesquinharia humana", afirma Platão.
Segundo o professor, os versos "Tudo vale a pena/Se a alma não é pequena" roubaram a atenção de muitos candidatos, fazendo-os ignorar a segunda parte da apresentação – que pedia uma reflexão sobre o Brasil de então. Por isso, diversos textos discorreram erroneamente sobre o conceito de carpe diem (viva o hoje), a importância de se valorizar a vida, minimizando preocupações passadas e futuras. "Era preciso uma redação que deixasse claro que a vida somente vale a pena se for abandonada a mesquinharia humana", afirma Platão.
Solução do professor:
O aluno atenderia à segunda parte da proposta se relacionasse a ideia dos versos, por exemplo, com a atividade política do Brasil. Isso porque muitas pessoas se valem da avareza na busca pelo lucro imediato.
O aluno atenderia à segunda parte da proposta se relacionasse a ideia dos versos, por exemplo, com a atividade política do Brasil. Isso porque muitas pessoas se valem da avareza na busca pelo lucro imediato.
Como não fugir do tema:
"Não se prenda somente ao trecho que chama mais atenção no texto. Amplie o olhar e tenha certeza de que está levando em consideração o conjunto das informações oferecidas pelo examinador."
"Não se prenda somente ao trecho que chama mais atenção no texto. Amplie o olhar e tenha certeza de que está levando em consideração o conjunto das informações oferecidas pelo examinador."
VEja
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