segunda-feira, 13 de maio de 2013


Mais oportunidades profissionais para jovens do Sertão

Escola profissionalizante de Arcoverde tem cursos nas áreas de comércio, serviços e turismo


Jovens da cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano, ganharam mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, com a inauguração de uma escola profissionalizante. A unidade de ensino, aberta em parceria entre o Senac e a prefeitura, oferecerá no primeiro ano de funcionamento cursos nas áreas de comércio, serviços e turismo. A previsão é formar 200 estudantes a cada semestre.

As vagas contemplam jovens acima de 16 anos e são para auxiliar administrativo, operador de caixa, recepcionista em serviço de saúde, higienista em serviços de saúde, garçom básico e auxiliar de cozinha. A carga horária é de 300 horas em sala de aula e mais 120 horas de estágio supervisionado, totalizando seis meses.

As aulas são ministradas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde, na Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde, que funciona normalmente durante o resto da semana. Os estudantes recebem fardamento e, no sábado, têm almoço na unidade de ensino. No segundo mês de curso, todos serão encaminhados para estágios supervisionados nas respectivas áreas. O Senac ficará responsável pela orientação pedagógica e vai fornecer os certificados dos cursos.

“Estamos felizes em realizar o sonho de dar à juventude a possibilidade de profissionalização e a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho”, diz a secretária de Ação Social e Cidadania, Andréia Britto. De acordo com a prefeitura, o objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade da mão de obra no mercado, já que 80% do Produto Interno Bruto (PIB) de Arcoverde é originário das atividades ligadas a comércio e serviços.

A escola também vai preparar uma parte da juventude local para disputar vagas nas escolas técnicas que estão sendo implantadas no Estado, incluindo a de Arcoverde, e nos cursos superiores de nível técnico. “Arcoverde vai ser uma das dez cidades a receber uma escola técnica estadual. Como os cursos profissionalizantes que estamos oferecendo contam com as disciplinas de português e matemática, vão servir como preparatório para a seleção”, pontua Andréia Brito.

A novidade levou muitos alunos a se inscrever nos cursos e as vagas foram preenchidas em uma semana. Uma das estudantes da instituição é Milene Ramos Moura, 17 anos. “Resolvi me inscrever porque um curso profissionalizante pode abrir caminhos para eu trabalhar, vou adquirir experiência. Também pretendo fazer o teste para a escola técnica que vai ser construída aqui”, destaca.

Segundo a secretária, a prefeita da cidade, Madalena Brito, vai encaminhar projeto de lei à Câmara de Vereadores tornando a escola permanente, o que obriga o município a garantir seu funcionamento semestral com orçamento próprio.

De acordo com a prefeitura, a licitação para escolher a empresa que vai construir a escola técnica estadual já foi realizada e a obra está orçada em R$ 8,6 milhões. O processo está na área jurídica da Secretaria Estadual de Educação para a formalização do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário