sexta-feira, 30 de novembro de 2012


'Se for bem-feita, cota é positiva', afirma Alckmin

DE SÃO PAULO
Em evento promovido para prefeitos eleitos pelo PSDB, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) declarou-se a favor das cotas e de ações afirmativas.

"Eu sou favorável [às cotas]. Cota é uma forma de ação afirmativa, então eu acho que, bem-feita, ela é positiva", afirmou.
Nesta semana, as universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp, anunciaram um projeto para aumentar o número de estudantes de escolas públicas em seus cursos.
A proposta prevê a seleção dos melhores alunos da rede para curso semipresencial de dois anos. Ao final, eles poderão disputar até 50% das vagas nos cursos das universidades.
A medida passou a ser estudada a pedido do próprio governador, para quem São Paulo não poderia ficar indiferente ao programa de cotas das universidades federais.
Nas federais, no entanto, o aluno oriundo da escola pública tem acesso à vaga reservada já ao sair do ensino médio. No projeto paulista, estudantes de escolas públicas serão selecionados via Enem ou Saresp.
Alckmin confirmou ontem a preparação do programa. "Estamos formulando uma proposta que acho que vai ser bem recebida. Já temos ações afirmativas em São Paulo e vamos avançar para uma proposta em relação à questão de cotas para aluno de escola pública", disse.

Começam as inscrições do PSV 2013 da UERN (RN)

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), divulga o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento das vagas iniciais dos cursos de graduação da UERN, no ano letivo de 2013. São ofertadas 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013.


O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Uma das novidades é a abertura de 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal.

A solicitação de inscrição no PSV 2013 deverá ser efetuada, exclusivamente, VIA INTERNET, acessando portal da UERN (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da COMPERVE (www.uern.br/comperve). As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. A COMPERVE fica isenta de qualquer responsabilidade sobre pagamentos extemporâneos.

Cotistas: Em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, 50% (cinquenta por cento) das vagas iniciais distribuídas por campus, núcleo, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinados a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública (candidatos da modalidade cotista). As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

Terão direito a isenção da taxa os candidatos que atenderem os seguintes critérios:

a) Ter cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e ter concluído no biênio 2010/2011;

b) Ser aluno do 3º ano do ensino médio de escola pública do Estado do Rio Grande do Norte em 2012, tendo também cursado o 1º e o 2º ano desse nível de ensino no referido Estado em escola pública;

c) Ter cursado todo o ensino médio em escola privada do Estado do Rio Grande do Norte e ter concluído no biênio 2010/2011, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nos três anos (1º, 2º e 3º) tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;

d) Ser aluno do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado do Rio Grande do Norte, em 2012, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado o 1º e o 2º ano desse nível de ensino no referido Estado nessa mesma condição, e o valor da bolsa nos três anos tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;

e) Ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, 3 (três) doações sanguíneas convencionais no período de 06 de novembro de 2011 a 05 de novembro de 2012 (um ano antes da publicação do edital).

Cartão de Identificação: O candidato deverá imprimir uma via do seu cartão de identificação, que contém dados do candidato e o local de provas e será disponibilizado a partir do dia 19 de fevereiro de 2013 na página da COMPERVE (www.uern.br/comperve), e ficará disponível até a data da aplicação das provas.

O cartão de identificação deverá ser recortado no local indicado; o candidato deve colar a sua fotografia 3x4 recente e de frente no espaço reservado para tal fim.

Resultado: A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela COMPERVE/UERN, no dia 05 de abril de 2013.



Decreto do governo pode adiar acordo ortográfico


35849189914d925772e2467e1aa66249.jpg
A decisão caberá à presidente Dilma Rousseff, que dará a palavra final. Na foto, ela lança programa de alfabetização
Foto: Palácio do Planalto

Alvo de controvérsia e ressentimento entre os países de língua portuguesa, o novo acordo ortográfico deverá ter a implementação adiada no Brasil por meio de decreto. O assunto foi discutido na quarta-feira (28) na reunião entre representantes do Ministério das Relações Exteriores, Cultura, Educação e Casa Civil, mas a decisão caberá à presidente Dilma Rousseff, que dará a palavra final.

A previsão era a de que a transição entre a norma ortográfica em vigor e a nova fosse concluída em 31 de dezembro de 2012. Segundo o Estado apurou, o governo já admite alterar a implementação do acordo para 1.º de janeiro de 2016 - um tempo extra de três anos. O Itamaraty ficará encarregado de construir o texto do novo decreto.

Na terça-feira (27), a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ouviu o apelo por um prazo maior de uma comitiva formada pelos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Cyro Miranda (PSDB-GO) e pelo professor Ernani Pimentel, idealizador do movimento Acordar Melhor, que propõe a simplificação ortográfica. “Não houve planejamento (para que o acordo fosse implementado), assinaram há quatro anos esse acordo com essa data, mas ninguém se mobilizou para colocá-lo em prática. As coisas foram andando a passo de tartaruga”, critica Miranda. “Imagine um vestibular sem os alunos saberem as regras”, completa.

Entre outras coisas, o acordo ortográfico suprime o trema - a exceção fica nos casos de nomes estrangeiros -, retira o acento dos ditongos abertos “ei” e “oi” das palavras paroxítonas (como assembleia e ideia), altera as regras do hífen e inclui as letras “k”, “w” e “y” no alfabeto português. Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC) informou que todos os livros didáticos do ano que vem vão respeitar o novo acordo.

“Há uma necessidade de adiamento porque a implementação está sendo muito precipitada, havendo choque entre a filosofia que norteou esse acordo e a filosofia que norteia a educação moderna. Ouvi da delegação de Moçambique, de Angola, que os professores não aprendem essas regras, e no Brasil também não”, afirma Pimentel. O manifesto do professor por uma ortografia brasileira “com base racional, objetiva, sem exceções”, já recebeu mais de 20 mil assinaturas.

Para Pimentel, as autoridades brasileiras estão percebendo que há necessidade de fazer ajustes. “O grande problema desse acordo é que veio fora de época, nasceu velho, o estudante de hoje quer raciocinar para entender, não quer decorar”, critica. “Como vou ensinar que cor de capim é sem hífen, cor de qualquer coisa é sem hífen, mas cor-de-rosa é com hífen?”, completa. O cronograma de implementação foi assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2008 na Academia Brasileira de Letras (ABL). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: Agência Estado

Cotista de baixa renda terá bolsa em universidade federal

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

Os alunos de baixa renda aprovados por meio das cotas em universidades federais receberão uma bolsa do governo federal para as despesas do curso de graduação.

"Aqueles alunos que têm uma renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo e vão fazer medicina, que é tempo integral durante seis anos: como é que eles vão terminar a faculdade se não tiverem uma renda? Vamos fazer uma bolsa para esses alunos com mais de 5 horas de jornada e baixa renda", afirmou o ministro Aloizio Mercadante (Educação) nesta quinta-feira (29).
Segundo ele, o Ministério da Educação vai entregar a esses alunos um cartão magnético, nos moldes do que já acontece hoje em programas como o Bolsa Família --ele não deu detalhes do valor do benefício.
Lei sancionada em agosto pela presidente Dilma Rousseff prevê a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Metade dessas vagas deve ser destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa - é esse o universo de alunos que poderá ser beneficiada com ajuda de custo do governo, desde que matriculada em cursos de maior jornada de estudos, como medicina.
Hoje, o MEC já repassa recursos de assistência estudantil para as 59 universidades federais do país. Em 2013, serão R$ 650 milhões para a rubrica.

PAULISTAS

O ministro elogiou a iniciativa de USP, Unesp e Unicamp em adotar um programa conjunto para aumento de estudantes de escolas públicas em seus cursos.
"É muito positivo que as universidades estaduais do Brasil acompanhem o esforço das universidades federais e que a gente amplie as cotas", disse o ministro. Questionado se elas não estavam atrasadas, diante da lei de cotas que já valerá para 2013 para as universidades federais, Mercadante disse: "É melhor que, mesmo que depois [das federais], elas cheguem".

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Novo sistema de cotas será implantado na UFPI (PI)


No mês de agosto, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas das universidades federais aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino. A seleção de alunos para o primeiro semestre de 2013 da UFPI (Universidade Federal do Piauí) já deve reservar pelo menos 12,5% de suas vagas para os alunos de escolas públicas, sendo quatro anos o limite máximo para que as universidades atinjam o percentual estipulado pela lei.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, a Universidade Federal do Piauí decidiu, por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), iniciar com a reserva de 12,5% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas no ano de 2013. "A UFPI já tinha sistema de cotas, mas esse novo sistema diferencia-se do antigo por ser mais complexo, pois envolve, além da questão de se estudar em escola pública, a renda per capita e a raça do candidato", explicou.

A pró-reitora ainda declarou que para atender à demanda de forma satisfatória, a porcentagem de vagas reservadas às cotas deve aumentar gradativamente durante os quatro anos. "Por ser a primeira vez com esse novo sistema, o CEPEX achou mais responsável agir atendendo ao mínimo possível, para adquirir experiência ao longo dos anos, a fim de atingir a reserva de 50% das vagas aos alunos de escola pública até o prazo estipulado pelo Governo Federal", afirmou
.


UCSAL (BA) divulga lista de aprovados pelo ENEM



A Universidade Católica do Salvador (UCSAL) divulgou a relação dos candidatos aprovados pelo ENEM, referente ao Processo Seletivo 2013.1, além dos gabaritos oficiais da prova realizada no dia 24 de novembro. Lembrando que os candidatos habilitados e devidamente convocados pelo Processo Seletivo ENEM estarão liberados das provas do Concurso vestibular.

Para conferir a lista dos aprovados pelo ENEM acesse: www.ucsal.br.


Saiba como se candidatar a uma vaga no Sisu usando o sistema de cotas

Data para o início das inscrições ainda não foi definida


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio usado pelas instituições públicas de ensino superior para oferecer vagas a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em novembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou as regras para adequar o sistema à nova Lei de Cotas. A lei determina que, nesse primeiro de aplicação, pelo menos 12,5% das vagas em universidades federais sejam reservadas a alunos da rede pública.
O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. As instituições participantes e a quantidade de vagas que serão ofertadas vão ser disponibilizadas no site oficial do sistema antes do período de inscrições. 

O critério de seleção continua sendo a nota do Enem, mas alguns aspectos vão mudar no processo de inscrição para o primeiro semestre de 2013 (ainda sem data definida). Entenda o passo a passo:
- A inscrição é feita exclusivamente pelo site do Sisu e é gratuita. Para isso, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha do Enemrequerido para a edição. Caso não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem. No momento que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e a senha no Enem, o Sisu recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição.
- O candidato faz, então, suas opções dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes.
- É também nesse momento em que ele vai dizer se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou àquelas destinadas a políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).
ATENÇÃO: É necessário que, ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula caso sejam aprovados. Sem eles, não será possível se matricular. Tal informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
- Caso escolha as vagas em políticas afirmativas e o curso tenha cotas específicas, novas opções se abrirão para que o candidato selecione em qual se encaixa (de acordo com sua etnia e renda, por exemplo).
ATENÇÃOAlgumas instituições podem, em vez de reservar vagas (cotas), adotar uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, ele concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência. Outras instituições também podem adotar pesos diferenciados e notas mínimas para as diferentes provas do Enem. Nesse caso, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.
- Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções, desistindo de disputar como cotista ou se candidatar às vagas reservadas apenas em um curso e no outro, não, por exemplo. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
- Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e com a sua modalidade de concorrência. O candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição. 
- Se ainda restarem vagas após todas as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará uma Lista de Espera. Para participar dela, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
- Para a lista de espera, a instituição de ensino poderá, observadas as notas obtidas pelo estudante no Enem, escolher o critério que irá adotar dentre duas opções: 
I) A classificação dos estudantes que se candidataram às vagas reservadas na lei de cotas e, depois, a classificação dos demais estudantes; ou
II) Primeiramente a classificação geral dos estudantes e posteriormente a classificação dos estudantes cotistas.
 
- Se, após as chamadas regulares do Sisu, não houver candidatos classificados em número suficiente para o preenchimento das vagas reservadas aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, as vagas que restarem serão ofertadas, na lista de espera, aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Mais informações no site no Sisu.

Estudantes que faltaram ao Enade têm até 11 de janeiro para pedir dispensa da prova


Os estudantes que perderam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado no domingo passado, têm desta quarta-feira (28) a 11 de janeiro de 2013 para apresentar o pedido de dispensa da prova, que é obrigatória para obtenção do diploma. O prazo foi divulgado hoje no Diário Oficial da União.
O pedido de dispensa deve ser feito por formulário disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para a autarquia, são considerados para fins de dispensa “motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição”.

O formulário deve ser entregue na própria instituição de ensino, que vai analisar a dispensa. Quem não fez a prova e justificou a ausência terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do Enade, por razão de ordem pessoal". Os alunos que tiverem o pedido de dispensa negado poderão recorrer diretamente ao Inep no período de 12 a 31 de janeiro de 2013.

Dos 587.351 alunos que se inscreveram na edição do Enade de 2012, 20,1% não compareceram ao exame (118.056). Em todo país, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

O Enade é um instrumento do Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país. As provas e os gabaritos do exame devem ser publicados ainda hoje no site do Inep. O resultado final do exame será divulgado até 25 de dezembro.
Fonte: Agência Brasil

Gabarito oficial do Enade já está na internet

29bfd4b80f5278cf409f076a02d76cfd.jpg

O exame é um instrumento do MEC para avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país
Foto: Arquivo

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (28) o gabarito oficial do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As provas foram realizadas no último domingo (25). O resultado final do exame será divulgado até 25 de dezembro.

Neste ano, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Dos 587.351 alunos que se inscreveram na edição do Enade de 2012, 20,1% não compareceram ao exame (118.056). Em todo o país, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

Em portaria divulgada hoje, o Inep estabeleceu que os estudantes têm até 11 de janeiro de 2013 para apresentar o pedido de dispensa da prova, que é obrigatória para obtenção do diploma. Na primeira ocasião, o estudante faz a justificativa diretamente em sua instituição de ensino. Caso seu recurso seja negado, poderá recorrer ao Inep de 12 a 31 de janeiro do próximo ano.

O exame é um instrumento do Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país.
Fonte: Agência Brasil

Covest divulga isentos de taxa da inscrição do vestibular 2013

49d27bb9a79e8810b00dbcdff2e5200d.jpg

Feras enfrentaram o primeiro dia de prova do Enem no dia 3 de novembro
Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Do NE10
A Comissão de Vestibular (Covest) divulgou na noite desta quarta-feira (28) alista dos candidatos a vagas no Vestibular 2013 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que estão isentos da taxa de inscrição para realização das provas.

No total, quase 16.800 solicitaram a isenção do pagamento do vestibular, porém somente cerca de cinco mil foram contemplados. 

Os candidatos que estão com o nome na lista terão as inscrições efetuadas automaticamente. Os que não conseguiram a isenção terão que imprimir o boleto no site da Covest e fazer a inscrição, que custa R$ 100, até a próxima a próxima segunda-feira (3).
PROVAS - As provas da segunda fase do vestibular da UFPE acontecem nos dias 13 e 14 de janeiro de 2013. A data máxima para a divulgação dos resultados (primeira classificação) é o dia 28 de fevereiro.

IFPE divulga concorrência para Vestibular 2013


725358dcbe2d9ec21ba2bd7f767f851f.jpg
As provas do Vestibular 2013 do IFPE serão no dia 16 de dezembro
Foto: JC Imagem

Do NE10
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou nesta quarta-feira (28) os números do Vestibular 2013 da instituição. Ao todo foram 50.882 inscritos, um total de 38,3% a mais que no ano passado, quando foram registrados 36.790 inscritos. A instituição oferece 6.872 vagas dividias entre cursos técnicos e superiores na área tecnológica. As provas acontecem no dia 16 de dezembro.

Segundo os dados, os cursos técnicos estão em alta este ano, uma vez que a procura pela modalidade Técnico Subsequente (aquela que exige Nível Médio completo) subiu 37,49% em relação ao ano passado. Confira a lista completa da concorrência do Vestibular 2013 do IFPE.

Este ano o curso mais procurado foi o de edificações (técnico), com uma concorrência de 36,27 candidatos por vaga. No ano passado, esse mesmo curso registrou uma razão de 28,33 candidatos por vaga. O crescimento ocorreu mesmo com a ampliação do número de vagas no Vestibular 2013. O curso de segurança do trabalho do campus Recife, ainda na categoria subsequente, foi o segundo mais concorrido, com uma concorrência de 30,48 para a turma da noite.

Já o curso técnico de segurança do trabalho integrado ao Ensino Médio do Campus Recife foi o mais procurado entre todas as modalidades oferecidas no Vestibular 2013 do IFPE. São 39,02 candidatos por vaga. Na sequência dos cursos mais concorridos na modalidade Integrado surge edificações, com 1.625 candidatos disputando 44 vagas (36,93), seguido por mecânica, com 1.100 candidatos inscritos para 44 vagas (25).

Entre os cursos superiores, o mais concorrido foi o de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, com 1.436 candidatos disputando 44 vagas, ou seja, uma concorrência de 32,64 inscritos por vaga. O segundo mais concorrido entre os cursos superiores está gestão ambiental com 1.384 candidatos para 44 vagas.

O aumento da procura pelos cursos profissionalizantes é reflexo da ampliação da oferta de vagas pelo IFPE, que já conta com nove campi espalhados pelo Estado e se prepara para abrir outros sete.

Faculdade Marista abre inscrições para processo seletivo


Do NE10

A Faculdade Marista está com as inscrições abertas para o seu Vestibular 2013. A instituição oferece vagas nos cursos de direito, sistemas para internet, administração e gestão de recursos humanos. As provas podem ser feitas nos dias 16 ou 27 de dezembro ou ainda por agendamento.

Para participar, o estudante terá que acessar o site da Faculdade Marista e preencher um questionário on-line. Depois, o candidato poderá imprimir o boleto bancário e pagar a tacha de R$ 50, devendo apresentar o comprovante de pagamento e um documento com foto no dia da prova.

A data da prova será definida de acordo com o dia em que for feita a inscrição. Candidatos que se inscreverem até o dia 15 terão que fazer a prova marcada para o dia seguinte. Depois dessa data, os candidatos farão a prova no dia 27 ou mediante o vestibular agendado.

SERVIÇO

Faculdade Marista: (81) 4009.7777

Vestibular da UFRN encerra com 14,39% de abstenções


60951f46a676054c33453e606fa1cd3f.jpg
Este foi o último vestibular da instituição,a partir de 2013 o ingresso será exclusivamente pelo Enem/Sisu.
Foto: Internet

Kívia SoaresDo NE10/Rio Grande do Norte
O último vestibular a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizado de 25 a 27 de novembro foi encerrado com o índice de 14,39% de faltosos. Ao longo dos três dias 4.119 candidatos não compareceram aos locais de provas e quatro foram eliminados, segundo dados segundo da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve). Este foi o último vestibular da instituição, já que a partir de 2013 o ingresso será exclusivamente pelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/Sisu).
Dos quatro candidatos eliminados, três foram pelo porte de celular e outro com um aparelho mp4, equipamentos proibidos pelo edital durante a realização das provas.
Para a presidente da Comissão, Magda Pinheiro, o vestibular 2013 foi tranquilo já que não houve registros de outras ocorrências significativas e as ausências de candidatos ficaram dentro do percentual previsto. “O índice foi considerado normal pois nossa expectativa gira sempre em torno de 15% de desistências”, disse.
São 3.015 vagas oferecidas para os 84 cursos da UFRN. Ainda segundo Magda Pinheiro, a partir de agora serão feitas a correções das provas, mas ainda não existe uma data definida para divulgação do resultado. A previsão da Comperve é para janeiro de 2013.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


UPE divulga novas regras até fevereiro

A partir de 2013, Enem será incorporado ao processo seletivo, que contará com duas fases

Do JC Online

Izabel Avelar promete anunciar novo modelo de seleção até fevereiro / Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Izabel Avelar promete anunciar novo modelo de seleção até fevereiro

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Até fevereiro, a Universidade de Pernambuco (UPE) promete divulgar como serão as provas do próximo vestibular. Em 2013, a instituição vai incluir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), no seu processo seletivo, além de desmembrar o concurso em duas etapas.

“Os feras podem esperar que até fevereiro eles saberão como faremos o vestibular. Já está certo que na segunda etapa serão dois dias de provas. Falta definir as disciplinas que vamos cobrar para cada curso. Outra certeza é a redação, que continuará sendo feita pela universidade. O Enem entrará como primeira fase, com as quatro provas objetivas”, explica a presidente da comissão de vestibular e pró-reitora de graduação da UPE, Izabel Avelar.

O formato das provas é sugerido pela pró-reitoria de graduação em conjunto com a comissão do vestibular. O modelo precisa do aval do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UPE. A partir do próximo ano também haverá acréscimo de vagas para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), com 40% das vagas (atualmente são 20%).

Sobre o vestibular encerrado nesta terça-feira, Izabel Avelar avaliou como positivo, apesar da abstenção ter sido um pouco maior que a de 2011. Este ano, um de cada cinco inscritos desistiu do concurso. As faltam representaram 20,68% do total de candidatos (8.594 feras). Ano passado foram 19,73%.

A pró-reitora mantém 30 de janeiro como data-limite para divulgação do listão dos aprovados no vestibular e no SSA. Questionada se havia a possibilidade de o resultado sair antes do prazo, ela preferiu não arriscar.
Os cartões de resposta começarão a ser corrigidos na quinta-feira (29). A previsão é que o trabalho termine em uma semana. Somente depois de concluída essa tarefa é que começa a correção das redações. Cem professores vão avaliar as dissertações apenas dos candidatos que passarem pelo ponto de corte.

Gabaritos de questões das provas de inglês, matemática e biologia foram contestados por candidatos. As bancas devem se pronunciar sobre as reclamações até o final desta semana. Os feras têm até as 17h desta quarta-feira para apresentar queixas (caso haja) referentes às provas realizadas ontem.

Faculdade de Odontologia do Recife abre inscrições para vestibular

Do NE10
Começa no próximo dia 1º de dezembro as inscrições para o Vestibular 2013 da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR). As provas serão aplicadas no dia 6 de janeiro, das 8h às 12h, na própria instituição, que fica no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.

Os interessados devem se inscrever pelo site da FOR e preencher o formulário eletrônico. O custo da inscrição é de R$ 100, que deve ser pago através de boleto bancário disponível também no site. 

No dia da prova o estudante precisa levar um documento com foto e um comprovante de pagamento. Ele irá responder a questões de português, literatura e biologia e desenvolver uma redação. A previsão é de que o listão seja divulgado no dia 8 de janeiro e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de dezembro.

Revisão UPE SSA/2013 do 1º ano  e do 2º ano com a equipe BioS... 87 3861 7605...
                          





DataDescriçãoEvento
28/11/2012UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Lista de isentos de taxa do Vestibular 2013
Resultado
29/11/2012UECE - Universidade Estadual do Ceará
Ensalamento 1ª fase Processo Seletivo 2013/1.
Locais de Prova
30/11/2012
à
26/12/2012
UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
Prazo para inscrições no PSV 2013.
Inscrição
02/12/2012UECE - Universidade Estadual do Ceará
1ª fase Processo Seletivo 2013/1.
Provas
02/12/2012
à
03/12/2012
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
Processo Seletivo 2013.
Provas
03/12/2012UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
Cartão de Informação do Vestibular 2013/1
Locais de Prova
03/12/2012
à
05/01/2013
IFBA - Instituto Federal da Bahia
Locais de prova do Vestibular 2013.
Locais de Prova
03/12/2012Uncisal - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Cartão de Inscrição do Vestibular 2013
Locais de Prova
08/12/2012UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Locais de prova do PSS 1 e 2 do Vestibular 2013
Locais de Prova
09/12/2012
à
11/12/2012
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Provas do Vestibular 2013
Provas
09/12/2012UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
Provas do Vestibular 2013/1
Provas
09/12/2012
à
10/12/2012
UPE - Universidade de Pernambuco
Provas da 1ª e 2ª etapas do SSA 2012
Provas
09/12/2012
à
11/12/2012
Uncisal - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Provas do Vestibular 2013
Provas
12/12/2012UECE - Universidade Estadual do Ceará
Selecionados para a 2ª etapa Vestibular 2013/1.
Resultado
12/12/2012
à
14/12/2012
UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco
Cartões de Inscrição do Vestibular 2013/1
Locais de Prova
13/12/2012UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Ensalamento prova de Percepção Musical do Vestibular 2013
Locais de Prova
13/12/2012UECE - Universidade Estadual do Ceará
Ensalamento 2ª etapa Vestibular 2013/1.
Locais de Prova
15/12/2012UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco
Provas do Vestibular 2013/1
Provas
16/12/2012IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
Provas do Vestibular 2013/1
Provas
16/12/2012UEMA - Universidade Estadual do Maranhão
2ª fase PAES 2013.
Provas
16/12/2012
à
17/12/2012
UECE - Universidade Estadual do Ceará
2ª fase Processo Seletivo 2013/1.
Provas
16/12/2012UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Prova de Percepção Musical do Vestibular 2013
Provas
16/12/2012
à
17/12/2012
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Provas do PSS 1 e 2 do Vestibular 2013
Provas
17/12/2012
à
18/12/2012
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Provas do PS 2013 para os cursos sequenciais em Música
Provas
18/12/2012URCA - Universidade Regional do Cariri
Cartão de Identificação do Vestibular 2013/1
Locais de Prova
19/12/2012UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Habilitados na prova de Percepção Musical do Vestibular 2013
Resultado
19/12/2012UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Ensalamento prova de Solfejo do Vestibular 2013
Locais de Prova
21/12/2012UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco
Resultado do Vestibular 2013/1
Aprovados
23/12/2012UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Prova de Solfejo do Vestibular 2013
Provas
27/12/2012UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Habilitados na prova de Solfejo, Instrumento e Canto do Vestibular 2013
Resultado
02/01/2013UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Resultado do Vestibular 2013
Aprovados
04/01/2013IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
Resultado do Vestibular 2013/1
Aprovados
04/01/2013UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
Resultado final do Vestibular 2013/1
Aprovados
05/01/2013
à
06/01/2013
URCA - Universidade Regional do Cariri
Vestibular 2013/1.
Provas
06/01/2013IFBA - Instituto Federal da Bahia
Provas do Vestibular 2013
Provas
06/01/2013UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Prova de Instrumento ou Canto do Vestibular 2013
Provas
07/01/2013IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
Matrícula do Vestibular 2013 (Belo Jardim e EaD)
Matrícula
07/01/2013Uneal - Universidade Estadual de Alagoas
Cartão de Inscrição do Vestibular 2013
Locais de Prova
08/01/2013UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Resultado da Prova de Instrumento ou Canto do Vestibular 2013
Resultado
08/01/2013
à
11/01/2013
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Comunicado de Confirmação de Inscrição do Vestibular 2013
Locais de Prova
08/01/2013UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
Resultado final Vestibular 2013.
Aprovados
09/01/2013
à
10/01/2013
UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
Matrícula dos aprovados no Vestibular 2013/1
Matrícula
10/01/2013UFBA - Universidade Federal da Bahia
Resultado 1ª fase Vestibular 2013.
Resultado
11/01/2013UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
Vagas remanescentes do Vestibular 2013/1
Informe
12/01/2013UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Classificados para o PSS 3 do Vestibular 2013
Resultado
12/01/2013UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Locais de prova do PSS 3 do Vestibular 2013
Locais de Prova
13/01/2013
à
14/01/2013
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Segunda fase do Vestibular 2013
Provas
13/01/2013
à
14/01/2013
Uneal - Universidade Estadual de Alagoas
Provas do Vestibular 2013
Provas
13/01/2013
à
14/01/2013
Uneb - Universidade do Estado da Bahia
Provas do Vestibular 2013
Provas
14/01/2013
à
17/01/2013
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
Matrícula para aprovados no 1º e 2º semestre.
Matrícula
14/01/2013
à
26/01/2013
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
Cartão de Convocação do ProSel 2013/1
Locais de Prova
14/01/2013UFBA - Universidade Federal da Bahia
Ensalamento para a 2ª fase do Vestibular 2013.
Locais de Prova
14/01/2013UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
Chamada presencial dos classificáveis do Vestibular 2013/1
Aprovados
14/01/2013UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
Matrícula dos classificáveis do Vestibular 2013/1
Aprovados
15/01/2013
à
16/01/2013
IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
Matrícula do Vestibular 2013 (Recife)
Matrícula
16/01/2013
à
22/01/2013
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Testes de habilidades específicas do PS 2013
Provas
16/01/2013
à
17/01/2013
IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
Matrícula do Vestibular 2013 (Ipojuca)
Matrícula
16/01/2013Uneb - Universidade do Estado da Bahia
Gabaritos do Vestibular 2013
Gabarito
18/01/2013UFCG - Universidade Federal de Campina Grande
Resultado do Vestibular 2013/1
Aprovados
20/01/2013
à
25/01/2013
UFBA - Universidade Federal da Bahia
2ª fase do Processo Seletivo 2013.
Provas
20/01/2013
à
21/01/2013
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Provas do PSS 3 Vestibular 2013
Provas
21/01/2013
à
22/01/2013
IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
Matrícula do Vestibular 2013 (Caruaru e Vitória de Santo Antão)
Matrícula
21/01/2013
à
31/01/2013
UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
Entrega documentos isenção e redução taxa PSV 2013.
Isenção
23/01/2013UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
2ª chamada e 1º remanejamento do Vestibular 2013
Aprovados
25/01/2013Uncisal - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Resultado final do Vestibular 2013
Aprovados
27/01/2013
à
29/01/2013
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
Provas do ProSel 2013/1
Provas
28/01/2013
à
29/01/2013
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba
Matrícula da 2ª chamada do Vestibular 2013
Matrícula
28/01/2013
à
29/01/2013
IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
Matrícula do Vestibular 2013 (Pesqueira)
Matrícula
28/01/2013URCA - Universidade Regional do Cariri
Resultado final do Vestibular 2013/1.
Aprovados
30/01/2013UPE - Universidade de Pernambuco
Resultado do Vestibular 2013 e 3ª etapa do SSA 2012
Aprovados
30/01/2013UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
Ensalamento TAEM Vestibular 2013.
Locais de Prova
31/01/2013UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Resultado final Processo Seletivo 2013.
Aprovados