quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dilma autoriza criação de quatro universidades federais

Unidades ficarão na Bahia, Ceará e Pará e devem atender 38.000 estudantes

A presidente Dilma Rousseff, ao lado do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante sanção das leis que criam as Universidades Federais do sul da Bahia (UFESBA), do oeste da Bahia (UFOB), do sul e sudeste do Pará (UNIFESSPA) e do Cariri/CE (UFCA)
A presidente Dilma Rousseff e o ministro da educação Aloizio Mercadante, durante sanção das leis que criam universidades (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira, as leis que autorizam a criação de quatro novas universidades federais no Norte e Nordeste do país: a do Cariri (UFCA), no Ceará, do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba). O objetivo é que, até 2018, essas instituições atendam mais de 38.000 estudantes e empreguem cerca de 2.400 técnicos administrativos e 1.700 professores, distribuídos por 145 cursos de graduação.
A criação das instituições dá continuidade ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Entre 2003 e 2010, o programa foi responsável pela construção de 14 universidades federais e 126 campi e unidades acadêmicas, mas também foi alvo de críticas por atraso e encarecimento de obras e falta de planejamento e infraestrutura.
A Universidade Federal do Cariri será composta por cinco campi: os de Ipó e Santo Brejo, que ainda serão construídos, e os de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão integrados à UFCA a partir do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC).
No Pará, o campus de Marabá, da Universidade Federal do Pará (UFPA), também sofrerá desmembramento para compor a Unifesspa, que terá novos campi em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará.


Já a Universidade Federal do Oeste da Bahia, que terá sede em Barreiras, contará somente com unidades novas, localizadas em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. O mesmo acontece com a Federal do Sul da Bahia, que contará com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário