sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

USP exigirá pontuação mínima de 650 pontos para vagas do Sisu


Média é considerada alta; nenhuma outra instituição exige acima de 600 pontos

A Universidade de São Paulo (USP) exigirá um mínimo de 650 pontos nas cinco áreas de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 15% dos cursos para participantes que pretendem se candidatar a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É o primeiro ano que a instituição participa deste processo seletivo.
A média é considerada alta: nenhuma universidade exigiu nota mínima superior a 600 no Sisu de 2015. A USP oferece, neste ano, 1.489 vagas pelo sistema em 78 cursos. Todas as vagas são destinadas somente ao sistema de cotas. Cinco carreiras exigem nota mínima de 650; outras 11 exigem média 700. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Das outras universidades participantes do Sisu, em 2015, apenas 19 carreiras das 5 mil demandaram pontuação mínima de 600, e somente 23% tiveram nota de corte acima de 700. Para a USP, mais de 90% dos cursos adotarão pesos diferentes nas provas – incluindo a redação, que terá peso maior em 85% deles.
As notas do Enem estão previstas para divulgação ainda nesta sexta-feira (8). As inscrições para o Sisu iniciam na próxima segunda-feira (11). Além do Sisu, a nota do Enem é usada para selecionar estudantes para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, também é exigência para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.
GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário