sábado, 31 de março de 2012



Como estudar???


29/03/12 
Natália Roberta | Guarulhos - SP | Prestando Nutrição



Hoje vou falar com vocês um pouquinho sobre orientação de estudo. Segunda Feira, o Xandó (psicólogo e orientador profissional e de estudos lá do cursinho) foi lá na minha sala dar umas dicas de como estudar, eu gostei muito e tem funcionado comigo!!! Por isso, escrevi um pouquinho do que ele falou com a minha turma e eu vou dividir essas preciosas dicas com vocês.

1- Preste atenção na aula

Para quem faz cursinho, o horário de aula é muito importante e devemos prestar atenção na aula, só na aula!!!! (Estar presente olhando para o professor, não quer dizer que se está prestando atenção). Procure tentar entender como o professor vem desenvolvendo o seu raciocínio enquanto ele está apresentando a aula.

2- Não copie tudo que está na lousa

As pessoas não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Se você se preocupar em anotar tudo o que tem na lousa, pode perder a linha de raciocínio do professor ou deixar passar alguma observação importante. Ah...Você acha que consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo??? Então faça o teste: Tente beijar na boca de alguém e desenvolver essa multiplicação 19873 x 3877. Vou contar o que pode acontecer:

1- Você começa a pensar na conta e parar de beijar,

2- Você se dedica a beijar e se esquece da conta ou

3- Você beija mais ou menos e faz a conta, que dá o resultado errado.

Então, não copie tudo o que o professor colocar na lousa, procure prestar atenção nele, só copie o que ele disser para copiar, pois é realmente importante.

3- Faça anotações

Não procure escrever tudo o que o professor fala!!! Faça anotações com as suas palavras, da forma que você entendeu. Preste atenção na aula e escreva o que achar importante, o que o professor disser que é importante e o que o professor pedir para anotar.

4- Faça um resumo da aula

Procure fazer, o mais rápido possível, um resumo da aula que foi dada. Use sua memória para elaborar o resumo (não recorra às anotações e à apostila para escrever, afinal, na hora do vestibular você contará com sua memória apenas; por isso ela deve ser exercitada). Quando você presta atenção na aula e faz anotações com suas palavras, da forma que entendeu, fica mais fácil elaborar o resumo (É normal que haja lacunas no seu resumo, quanto mais tempo demorar para fazer, mais difícil será lembrar o que foi dito na aula, mesmo assim faça seu resumo).

5- Pratique o conhecimento, realizando exercícios

Procure exercitar o que foi ensinado na aula, faça exercícios sem consultar o material didático, as anotações e o resumo. Caso você não consiga, tente novamente, mas dessa vez usando o resumo; se ainda assim não conseguir, utilize suas anotações, apostila e até a internet para ajudá-lo. Tente se esforçar para resolver sozinho. VOCÊ CONSEGUE!

6- Procure o professor para tirar dúvidas

Se você estiver com muita dificuldade de compreender algo sozinho, mesmo depois de buscar ajuda no material didático e na internet, procure o seu professor para esclarecer suas dúvidas. É importante que você leve a sua resolução dos exercícios, pois assim, o professor poderá compreender o raciocínio que você está fazendo e ajudá-lo exatamente no ponto em que você tem dificuldade.

7- Tente revisar o conteúdo

Depois de fazer as etapas acima, procure revisar todas as matérias sempre que tiver um tempinho. Não deixe para fazer a revisão apenas no final do ano, pois terá muito conteúdo para estudar, se for fazendo aos poucos durante o ano, no final do ano terá um melhor aproveitamento da revisão final.

Bem, por hoje é só....(acho que me alonguei, mas essas dicas são bem importantes)

Bons estudos pra nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário