terça-feira, 28 de agosto de 2012


Cafeína acaba com a inteligência emocional, afirma pesquisa

27/08/2012
Pesquisa norte-americana revela que o alto consumo de cafeína atrapalha a sua inteligênciaemocional. A dica? Para evitar que isso aconteça você deve cortar o consumo diário de cafeína



imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Algumas pessoas relatam sentir sintomas de gripe, depressão e ansiedade depois de reduzir o consumo

Muitos estudos revelam que a cafeína melhora o desempenho de tarefas cognitivas, como por exemplo, memória, atenção, humor, mas tudo por um curto período. Infelizmente, esses estudos não levam em consideração os hábitos dos usuários de cafeína. De acordo com a nova pesquisa da Johns Hopkins Medical School, o desempenho aumenta, devido à ingestão de cafeína, porém, ao controlar o uso da cafeína nos participantes do estudo, os pesquisadores descobriram que a retirada da cafeína reduz o seu desempenho cognitivo e tem um impacto negativo sobre o seu estado de espírito. A única maneira de voltar ao seu estado normal é beber cafeína, e quando você bebe você se sente bem novamente.


Irritabilidade e ansiedade são os efeitos emocionais mais comuns da cafeína, mas ela também é responsável por deixar que suas emoções para assumam o comando.

Os efeitos negativos de uma onda de adrenalina gerada pela cafeína não são apenas comportamentais. Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, descobriu que grandes doses de cafeína geram o aumento da pressão sanguínea, estimulam o coração e produzem respiração rápida e superficial, que priva o cérebro do oxigênio necessário para manter o seu pensamento calmo e racional.

Como qualquer estimulante, a cafeína é fisiologicamente e psicologicamente viciante. Se você optar por reduzir seu consumo de cafeína, você deve fazer de maneira lenta sob a orientação de um médico qualificado. Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram que a cafeína reduzida com rapidez causa dor de cabeça, fadiga, sonolência e dificuldade de concentração. Algumas pessoas relatam sentir sintomas de gripe, depressão e ansiedade depois de reduzir o consumo. Mas, se você retirar do seu organismo em pequenas doses pode até não sentir os sintomas da abstinência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário