domingo, 30 de setembro de 2012


Feras exercitam o corpo para trabalhar a mente


9b5f6d81276dc5b534d1f007bece421f.jpg
A fera Vilma Esteves encontrou no tênis um aliado importante para liberar suas tensões
Fotos: Arquivo pessoal

Do NE10
Mens sana in corpore sano. A famosa citação latina revela a relação entre corpo e mente numa sincronia saudável. Essa harmonia entre saúde física e mental é imprescindível para garantir bons resultados em momentos decisivos na vida das pessoas como, por exemplo, no ano do vestibular. Além de se dedicar aos estudos, os feras devem investir em esportes ou atividades que ajudam a minimizar o estresse e a ansiedade.
A fera Nathália Pontes, de 17 anos, começou a praticar yoga em junho deste ano como uma alternativa para controlar o nervosismo e as pressões tão recorrentes no 3º ano. Toda terça e quinta-feira, ela troca a fala do professor pelos mantras e os exercícios de matemática, física ou história pela meditação. "Só o fato de você parar por algumas horas e trabalhar a concentração é importante. É um momento de reflexão em que você está com você mesma", disse a jovem, que tenta uma vaga para arquitetura na UFPE.

A aluna Nathália trabalha a concentração e respiração nas aulas de yoga

Além de melhorar a concentração, o yoga traz benefícios para a circulação, respiração e cognição, contribuindo para a criatividade e o autoconhecimento. "Vai dispersar um pouco mais a tensão do estudante, quando ele começa a prestar mais atenção na respiração. Ele entra em contato com ele mesmo, fica mais atento e mais calmo", afirmou a professora Heliane Garcia, do Espaço Dharma Yoga.

No lugar de meditar e respirar bem, a fera Vilma Esteves, 17, optou por correr, sacar e rebater. Ela encontrou no tênis um aliado importante para trabalhar suas tensões. "Estou muito ansiosa, o tênis ajuda a controlar isso em mim. É muito esforço mental nas jogadas e isso é bom para quem quer fazer engenharia", explicou. Nesta reta final, porém, Vilma preferiu abdicar do esporte e se dedicar apenas aos estudos, mas já sente o peso dessa escolha: "Antes eu começava o dia tão bem. Agora é só estudando e engordando", confessou.

A sensação prazerosa que Vilma sentia quando fazia tênis e que agora não sente mais é esclarecida pelo educador físico Reginaldo Torres. "Os esportes em geral promovem a liberação de algumas substâncias que dão a sensação de bem-estar, como a endorfina". Professor do Squash Tenis Center, onde Vilma usava sua raquete, ele acrescenta que o esporte, em particular o tênis, quando é praticado com certa regularidade, gera maior poder de concentração e liberação das tensões. "Além disso, melhora a qualidade do sono. Muitas vezes o fera está tão tenso que não consegue dormir por isso, prejudicando seu desempenho escolar", afirmou.

Isabelle faz handebol desde a 6ª série e não parou de treinar no 3º ano
Candidata a uma vaga em ciências biológicas, Isabelle Holanda, 17, é atleta de handebol do Colégio Motivo desde a 6ª série. O nervosismo tem sido um companheiro constante da fera, mas ela garante que o esporte ajuda a controlar isso. "Quando eu jogo, eu me tranquilizo, porque lá você libera energia, se diverte com a equipe e esquece dos problemas", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário