quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Correção da redação do Enem 2012 já está disponível

Estudantes devem acessar site do exame para obter resultado


A correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 estará disponível para consulta a partir desta quarta-feira (6). Para ter acesso, o estudante deverá entrar no site do Enem com o CPF ou número de inscrição e a senha. O exame foi aplicado em 3 e 4 de novembro do ano passado e teve seu resultado divulgado em 28 de dezembro.
Não será possível entrar com recurso para alterar a nota. Segundo o Ministério da Educação, as correções terão apenas finalidade pedagógica. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, corrigiu, ao todo, 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero.
Problemas com as notas
No início do ano, estudantes de todas as regiões do país recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção antes do período de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. 


Como é feita a correção
Os textos produzidos pelos candidatos passaram por dois corretores de forma independente e são avaliados segundo cinco itens de objetividade. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação é lida por um terceiro corretor. E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passa para uma banca examinadora composta por três professores avaliadores, que dão então a nota final ao participante.

Os cinco itens de competência avaliados foram: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e apresentação de solução para a proposta dissertativa. Cada um dos corretores atribui nota até 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma das competências, o terceiro corretor avalia e atribui notas segundo o mesmo critério.

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário