quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bahia ganhará duas novas universidades federais

2c88e0207a9bad72f2da9661bb419cb0.jpg

Governador Jaques Wagner comemora a chegada das instituições ao Estado
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Mellyna ReisDo NE10/Bahia
A presidente Dilma Rousseff sancionou na tarde desta quarta-feira (5), em Brasília, os projetos de lei que criam as universidades federais do Sul e do Oeste da Bahia. A cerimônia contou com a presença do governador Jaques Wagner, ministros, prefeitos, entre outras autoridades.

A região oeste ganhará a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), cuja sede ficará em Barreiras, a 905 km de Salvador, com câmpus nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A UFOB contará com 35 cursos de graduação e pós-graduação. A estimativa é atende 7.930 estudantes.

Na terra do escritor Jorge Amado, em Itabuna, distante 426 km da capital, será instalada a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). A instituição ficará nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Serão oferecidas 36 opções de cursos a 11.110 estudantes de graduação e pós-graduação.

"Até 2002, a Bahia tinha apenas uma universidade federal, a UFBA. Depois foram criadas a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Federal do Recôncavo. Agora, ganhamos a do Sul e do Oeste", comemorou Wagner, ressaltando também a extensão da UFBA para Camaçari e do Recôncavo Baiano para Feira de Santana. 

A presidente Dilma Rousseff defendeu que a chegada das instituições irão contribuir para que haja uma evolução no ensino superior da Bahia. "Elas [as universidades] terão efeito em toda a região próxima às sedes. Precisamos buscar a excelência nessas universidades e, quanto mais a gente conseguir criar polos educacionais, melhor para todos nós", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário