quinta-feira, 29 de maio de 2014

Todas as universidades federais usam o desempenho do Enem

Notas do exame são utilizadas de várias maneiras, mas a principal é com o SiSU.

Desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a poder ser utilizado como vestibular pelas universidades públicas, gradativamente o número de adesão das instituições foi crescendo. Em 2011, o Vestibular Brasil Escola já havia se atentado para isso.
Sexta-feira, 16 de maio, a Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou que o seu processo seletivo de final de ano será susbtituído totalmente pelo ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que por sua vez utiliza a média do Enem.
Com isso, agora todas as 63 universidades federais do país usam as notas do Enem para seleção de seus alunos de alguma maneira (veja aqui). A maioria delas aderiu ao SiSU totalmente, algumas dividem em meio a meio as vagas entre o vestibular e o SiSU. Outras destinam menos de 50% para o SiSU.
Agumas poucas instituições usam a média do Enem para ingresso diretamente, sem a mediação do SiSU, e outras ainda aderiram ao exame como primeira fase de suas seleções. Há aquelas que só não utilizam o desempenho do Enem para os seus vestibulares seriados, que em algumas irá acabar.
Entre as universidades estaduais e os institutos federais a adesão ao Enem através do SiSU é maior ainda e já acontece há mais tempo.Recentemente até instituições portuguesas aderiram ao exame para a seleção de brasileiros.
Quem quiser ingressar em algum curso superior é bom se inscrever no Enem 2014, o prazo segue até às 23h59 de sexta-feira, 23 de maio. A taxa de R$ 35 poderá ser paga até a próxima semana, no dia 28. Acompanhe todas as novidades do exame através desta página específica.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário