sábado, 21 de junho de 2014

UPE detalha vestibular na próxima quarta-feira


Inscrições começarão no início de julho para processo seletivo tradicional e para o sistema seriado

Do JC Online

Brinaldo, aluno do 2º ano do Colégio Motivo, gostou do ingresso da UPE no Sisu /

Brinaldo, aluno do 2º ano do Colégio Motivo, gostou do ingresso da UPE no Sisu


Quarta-feira (25), a Universidade de Pernambuco (UPE) vai lançar o vestibular tradicional e o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) deste ano. A coletiva de imprensa será às 11h na reitoria da instituição, em Santo Amaro, área central do Recife. Para este ano não haverá criação de novos cursos. A novidade, que só valerá a partir de 2015, é o ingresso da universidade no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), com metade do total de vagas das graduações.

As inscrições do vestibular e do SSA começarão nos primeiros dias de julho. Embora não tenha informado datas, o presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins, disse que provavelmente os testes do SSA acontecerão em novembro e a segunda fase do vestibular em dezembro. Uma certeza é de que as avaliações só serão realizadas após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dias 8 e 9 de novembro. O exame equivale à primeira etapa do vestibular.


Este ano permanecerão 60% das vagas para o vestibular tradicional e 40% para o SSA. A partir do próximo ano, o SSA terá 50% das vagas e o Sisu os outros 50%. “Vamos manter, no Sisu, a cota de 20% das vagas para os candidatos que cursaram do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola pública, independentemente do Estado em que estudaram”, informa a pró-reitora de graduação da UPE, Izabel Avelar.




Aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Motivo, Brinaldo Queiroz, 15 anos, vai fazer parte do universo dos estudantes que, em 2015, se inscreverá no Sisu para concorrer na UPE. “Gostei da UPE aderir ao Sisu. É melhor porque faremos só o Enem, além do SSA”, diz Brinaldo.

O diretor do Motivo, Eduardo Belo, também aprovou a mudança. “Com a UFPE e agora a UPE no Sisu o foco das escolas e do estudante será a preparação para o Enem. Vai facilitar porque o modelo de provas é único para as duas universidades”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário