As dicas de redação do Enem vão ajudar você a ficar por dentro das principais características dessa que é a prova mais temida pelos candidatos!
Respeitar os direitos humanos: Premissa para quem vai fazer a prova de redação do Enem
Pensando no seu sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio, o Vestibular Brasil Escola preparou para você valiosas dicas de redação do Enem. Se você acha que alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma missão impossível, fique atento a algumas questões relevantes sobre a prova.
A principal característica da redação no Enem é não ser factual. Ao contrário dos outros vestibulares, que se apropriam de temas pontuais no momento de definir o tema da redação, o Enem não cobra de seus candidatos informações ou especificidades sobre eventos da atualidade. Isso não quer dizer que você não precise estar por dentro das notícias e do que acontece no Brasil e no mundo, já que é indispensável compreender aspectos sociais, culturais e políticos para embasar ideias e argumentos. O Exame, não apenas a prova de redação, é permeado por assuntos do cotidiano, por isso é importante manter-se bem informado.
Observe os temas que foram propostos nesses quinze anos do Exame Nacional do Ensino Médio:
Temas das redações do Enem
1998 - Na edição inaugural do Enem, quando o exame era apenas uma avaliação da qualidade do ensino, o candidato devia escrever sobre o tema “Viver e Aprender”, baseado na música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha;
1999 - O tema desse ano foi “Cidadania e participação social”, sobre o qual o candidato deveria escrever uma dissertação;
2000 - “Os direitos da criança e do adolescente” foi o tema de 2000. O candidato deveria escrever sobre como enfrentar as diversas situações em que a infância é desrespeitada;
2001 – Nessa edição, o tema foi “Desenvolvimento e preservação ambiental”. Já havia uma preocupação crescente sobre temas de caráter humanista e humanitários, tendência preservada até hoje;
2002 – Em ano eleitoral, o Enem cobrou o seguinte tema: “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”. Percebeu que o tema não fazia referência explícita às eleições daquele ano, mas sim trazia a possibilidade do candidato refletir sobre o voto?
2003 – Nesse ano, o tema foi “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”. A coletânea trazia textos analíticos sobre a violência no Brasil;
2004 – A dissertação do Enem de 2004 deveria ser feita sob o tema “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”.
2005 – Novamente mostrando preocupação com a situação da criança no Brasil, a proposta de redação foi “O trabalho infantil”;
2006 - “O poder de transformação da leitura” foi o tema da dissertação de 2006. Nesse ano, consta uma restrição importante: o candidato deveria desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos, premissa indispensável até os dias de hoje;
2007 - “O desafio de se conviver com as diferenças” foi o tema de 2007. Refletir sobre o respeito à diversidade cultural: esse foi o convite feito aos alunos.
2008 – Três possibilidades de ação para “Preservar a floresta Amazônica”: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar. O candidato deveria escolher uma das frentes e desenvolver sua redação;
2009 - “O indivíduo frente à ética nacional”. Novamente o candidato deveria escrever seu texto respeitando os princípios básicos dos direitos humanos;
2010 – Os candidatos deveriam escrever uma redação sobre “O trabalho na construção da dignidade humana”. Temas que permeavam a coletânea: o trabalho escravo e o futuro das relações de trabalho;
2011 – Finalmente um tema sobre tecnologias (sobretudo as redes sociais) e relações humanas. O candidato deveria escrever sobre “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”;
2013 – Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Fazendo uma análise sobre todos os temas propostos pelo Enem, é possível observar que eles sempre fazem referência à realidade da sociedade brasileira e pedem do candidato uma abordagem crítica que respeite os princípios da cidadania, igualdade, liberdade e diversidade, além de uma eficiente proposta de intervenção para o problema. O comportamento contrário certamente fará com que sua redação seja zerada. Portanto, fique atento aos aspectos humanistas e sociais, eles são elementos que sempre compõem as redações do Enem. Bons estudos!
VESTIBULAR BRASIL ESCOLA
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