domingo, 26 de outubro de 2014

Entenda como História da Arte pode ser cobrada no Enem 2014

Descubra como analisar as obras e quais os artistas você deve atentar para o Enem 2014


Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Cabe ao estudante identificar a vanguarda artística e analisar a obra baseando-se nos padrões estéticos e na identidade cultural da época
O Enem é um vestibular que preza pelas questões interdisciplinares e, nos últimos anos, a dupla História e Arte tem sido bastante cobrada, exigindo que o candidato reconheça, por meio da obra, o contexto histórico sobre o qual a questão trata.











Se você se deparar, no dia 8 de novembro, com o “Guernica” de Pablo Picasso, pode apostar que a questão abordará algo relativo à Guerra Civil Espanhola ou o período histórico no qual ela se desenrolou. Cabe ao estudante identificar a vanguarda artística, no caso o cubismo, e analisar a obra baseando-se nos padrões estéticos que ela dissemina, a identidade cultural daquele local e época e até como ela reflete os aspectos sociais e econômicos do período.


Esta obra de Picasso, por exemplo, retrata o bombardeio à Guernica, cidade que não apenas era um alvo fácil para a aviação alemã de Adolf Hitler, em 1937, como também abrigava um símbolo do acordo que os monarcas espanhóis fizeram de respeitar as tradições bascas – o carvalho da espécie "Guernikako arbola".Francisco Franco, até então general do exército espanhol, e seu levante eram contra a autonomia regional, de modo que o ataque serviu de mensagem a todos que ambicionavam uma federação espanhola.


Embora abrigasse uma população pequena, o ocorrido chocou o mundo, sobretudo Picasso. Em pouco mais de um mês, o artista pintou o quadro cujas dimensões (350 x 782 cm) traduzem o impacto do ataque. A opção por pintar usando a técnica cubista deu-se não apenas porque o artista integrou o movimento desde o seu início, mas também porque consegue demonstrar os efeitos que o bombardeio causou ao povo, edifícios e animais sob várias perspectivas.


Além de Picasso e o cubismo, é interessante que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre outras vanguardas artísticas e seus representantes, como a obra de Salvador Dalí, um dos principais nomes doSurrealismoEdvard Munch, ícone do Expressionismo e Matisse, pintor do movimento fauvista. Embora não seja do início do século XX, é também importante que o estudante conheça a Renascença, sobretudo as obras de Leonardo Da Vinci, afinal o artista já apareceu algumas vezes nas provas anteriores.






Se você não conhece nada sobre artes, não se desespere. Há algumas dicas que você pode seguir para facilitar a sua interpretação. A primeira delas é observar o tipo de tinta utilizado no quadro. Por exemplo, as tintas a óleo e a acrílica começaram a ser usadas em épocas diferentes, de modo que você é capaz de estimar o período do quadro baseando-se nessa informação. Lembre-se também que mosaicos são característicos da Arte Bizantina, enquanto os vitrais são símbolo da Arte Gótica.


Não caia no erro de tentar descobrir a data de um quadro analisando os objetos e móveis ali pintados. Lembre-se que os artistas têm várias fontes de inspiração, muitas das quais são de épocas anteriores.


Ainda não está muito seguro? Então visite alguns museus e confira de perto algumas obras. O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, está com uma exposição sobre Salvador Dalí até o início do ano que vem, por exemplo. Aproveite as oportunidades que sua cidade oferece para expandir seu conhecimento sobre arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário