quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Quer fazer uma boa redação no ENEM? Aprenda a argumentar com eficiência

Conheça o passo-a-passo de uma boa argumentação na redação no Enem 2014

Fonte: Shutterstock
Para fazer uma boa redação é preciso ter boas referências e um amplo repertório cultural
Faltando menos de um mês para o ENEM, é chegada a hora de focar em algumashabilidades específicas para a prova, além da tradicional revisão de conteúdos. Uma das competências mais cobradas no exame é a capacidade de argumentação, que costuma ser uma das maiores dificuldades dos alunos, especialmente redação. Pensando nisso, a Universia Brasil preparou algumas dicas para quem precisa se aprimorar na arte de defender um ponto de vista.




Tenha em mente que você precisa persuadir seu leitor, no caso, o professor que irá corrigir a prova, de que a solução que você propôs é válida. O objetivo é que você coordene as ideias de maneira a convencê-lo da importância da sua reflexão, ou seja, é preciso causar impacto.


O primeiro passo para conseguir esse efeito é relacionar as informações de maneira coerente, usando exemplos. Eles devem ser bem articulados e apresentar fatos que comprovem a sua veracidade, como dados. Outra maneira de impressionar é fazer boas citações, utilizando como exemplo os clássicos da literatura, do cinema e também frases de grandes pensadores. Porém, não adianta lançar mão desse recurso se ele não for feito da maneira correta. Deixe clara, ao longo do texto, a relevância de seus exemplos e como eles se relacionam para tornar a dissertação mais sólida.

Para fazer esse processo com mais facilidades, é preciso ter boas referências e um amplo repertório cultural. Apesar de o ENEM não divulgar o tema de sua redação, é possível se preparar da melhor maneira possível estudando os temas que tem chance de cair no exame, além de exercitar o hábito da leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário