quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Entenda a metodologia do ENEM e saiba como conseguir um bom resultado


Saiba como resolver as situações-problema exploradas pelo Enem

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
O ENEM é muito diferente dos vestibulares tradicionais
Quando o assunto é ENEM, as maiores preocupações dos alunos são estudar e descobrir maneiras de gerenciar melhor o tempo durante a prova. É claro que esses dois fatores são essenciais, porém, existe um terceiro elemento que costuma ser ignorado, mas pode fazer toda a diferença para conseguir uma boa nota: a metodologia da prova.



A primeira coisa que o estudante deve ter em mente é que o ENEM é muito diferente dos vestibulares tradicionais, principalmente por que exige cinco habilidades fundamentais - dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas.

Entre elas, enfrentar situações-problema pode ser considerada a principal, pois está presente em todas as questões. Sendo assim, as perguntas do ENEM envolvem sempre problemas que o aluno enfrentará em seu cotidiano, divergindo de outros exames, que cobram um grande número de questões puramente teóricas.


Durante a prova é vital que o estudante esteja atento ao enunciado, pois é lá que estão todas as ferramentas para solucionar as situações-problema propostas. Nesse contexto, gráficos, textos e imagens que estejam na questão são essenciais e devem ser levados em conta.


Para desenvolver essa habilidade, é importante se aplicar em exercícios de interpretação de texto, como aleitura, que precisa se tornar um hábito do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário