quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Saiba quais são os erros que podem desclassificar sua redação do ENEM

Confira as atitudes que você não pode tomar se quiser ter nota 1000 na redação do Enem 2014


Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Uma atitude que deve ser evitada é seguir exatamente o que diz a proposta de redação
Para os estudantes que estão se preparando para prestar o ENEM em 2014, a redação é uma das maiores preocupações. Mas não adianta apenas treinar a escrita ou ficar de olho nos possíveis temas que serão cobrados. É preciso saber quais são os tipos de erro que podem diminuir a sua nota ou até mesmo desclassificar seu texto.


O erro mais comum dos alunos, em geral, é a fuga do tema. Entenda que a redação do ENEM sempre irá propor um problema próximo ao cotidiano do aluno e o texto deve conter soluções baseadas em argumentos, ou seja, fugir do tema é basicamente não responder ao que foi perguntado.

Nesse sentido, tome cuidado. É preciso se posicionar criticamente, porém, nunca usando a primeira pessoa, pois o texto deverá ser uma dissertação. Adequar a sua solução à realidade brasileira também é fundamental. Por exemplo, supondo que o tema seja matriz energética, o aluno deve enfocar os prós e contras do sistema de hidrelétricas, o principal do país, e não o de usinas nucleares, que é pouco utilizado (a não ser que tenha bases sólidas para considerá-lo uma boa alternativa).


Outra atitude que deve ser evitada é seguir exatamente o que diz a proposta de redação, utilizando os mesmo exemplos, pois isso demonstra falta de conhecimento sobre o tema.


Além disso, lembre-se que a redação é uma reflexão sobre um assunto, portanto, deve ter um bom desenvolvimento. Para isso, é preciso que o texto tenha um tamanho adequado. Segundo o MEC, qualquer texto com menos de oito linhas é imediatamente desconsiderado. Por outro lado, ultrapassar a quantidade de linhas determinadas na folha também tira a nota do aluno, ou seja, o ideal é manter o espaço entre 20 e 30 linhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário