quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Siga a fórmula para escrever uma redação nota 1.000 no Enem 2014

Entenda as 10 recomendações necessárias para escrever uma boa redação no Enem 2014. Provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro


Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
O Enem exige uma redação opinativa

Qual é o segredo para fazer uma boa redação no Enem? Com regras cada vez mais rígidas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) para a correção, atingir a pontuação máxima não é nada fácil. Um dos principais motivos de nota baixa é não propor uma solução para o problema apresentado na questão.







Enem exige um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Trata-se de uma redação opinativa, ou seja, quem escreve tenta convencer o leitor sobre seu ponto de vista sobre um determinado assunto expondo argumentos ao longo do texto.


Em geral, o texto dissertativo-argumentativo é um texto formado por quatro ou cinco parágrafos, dos quais o primeiro é dedicado à introdução, dois ou três à argumentação e o último à conclusão. A seguir, siga esta fórmula para escrever uma redação nota 1.000 no Enem 2014:



Passo 1
Leia atentamente o enunciado do começo ao fim para identificar o tema proposto.



Passo 2
Entenda o tema proposto. Por tendência, o tema da redação do Enem está muito próximo do cotidiano do candidato. A proposta de redação traz elementos que mostram uma situação-problema.



Passo 3
Reflita sobre o tema.



Passo 4
Analise atentamente os textos motivadores para compreender bem o que está sendo solicitado na proposta de redação e ajuda a não fugir ao tema. É preciso entender a mensagem por trás dos textos motivadores selecionados pelo MEC. Importante: nunca copie os trechos dos textos motivadores em sua redação.



Passo 5
Identifique a situação-problema e reflita sobre uma solução para esta questão.



Passo 6
Posicione-se diante do tema. Desenvolva os argumentos e contra-argumentos. Crie as suas próprias teses e defenda-as. É importante ser criativo. Evite clichês no texto, ou seja, escrever sobre o que todos já sabem. Uma dica: pense em exemplos próprios e outros artifícios que o ajudem a argumentar.



Passo 7
Reúna as ideias que lhe ocorreram sobre o tema.



Passo 8
Comece a montar o texto dissertativo-argumentativo.



Passo 9
Examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.



Passo 10
Ofereça uma solução concreta e efetiva para o problema proposto respeitando os direitos humanos. Não há espaço algum para que o aluno seja contrário a eles. A apresentação NÃO pode ser genérica e vaga, deve ser bem detalhada.




Tema da redação do Enem 2014


Não é possível adivinhar com certeza qual será o tema da redação do Enem 2014. Sabemos que será de relevância nacional e que incitará o aluno a desenvolver uma solução de acordo com os direitos humanos. De 1998 até 2013, o Enem cobrou temas ligados às questões sociais, comunicação e meio ambiente.


Sobre as provas


As provas do Enem 2014 acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A primeira prova terá duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5 horas e 30 minutos.


A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). O Enem é também pré-requisito para firmar contratos peloFundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Boa sorte a todos! =)




Nenhum comentário:

Postar um comentário