sábado, 31 de janeiro de 2015

A estratégia do fera que conquistou os primeiros lugares das principais universidades de Pernambuco

1º lugar vestibular tradicional UPE

João Lucas conquistou os primeiros lugares da UPE, UFPE e UnB (Foto: Divulgação)
Se existisse um ranking de aprovações em vestibulares, com certeza o estudante pernambucano João Lucas Fernandes, 18 anos, estaria figurando entre os primeiros da lista. Na manhã desta sexta-feira (30), ele “arrematou” mais um primeiro lugar no Vestibular 2015 da Universidade de Pernambuco, com a nota 88,03 e aprovação no curso de engenharia de automação e controle. O “currículo do fera” conta ainda com dois primeiros lugares na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – nos anos de 2014 e 2015 para os cursos de bacharelado em física e matemática, respectivamente -, e o primeiro lugar do vestibular 2014 da Universidade de Brasília (Unb), com aprovação em medicina.
Apesar de tantas aprovações no ano passado, João Lucas resolveu não fazer nenhum dos cursos, pois o seu desejo era estudar engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, por mais inacreditável que possa parecer, ele não conseguiu ser aprovado em 2014. A tão sonhada aprovação aconteceu neste ano e o estudante já está em São Bernardo, em São Paulo, para iniciar o curso de engenharia mecânica.
CONFIRA TAMBÉM:

Para João Lucas, não existe segredo para tantas conquistas: basta ter dedicação. Ele afirma que apesar de estudar todos os dias, sempre conseguiu organizar o tempo e não abriu mão dos momentos de lazer. “Pelo menos uma vez por semana, eu reservava um tempo pra mim, longe dos livros. Também não adianta tentar estudar quando você já está cansado. É melhor dar uma pausa para relaxar a cabeça”, afirma João Lucas.
O estudante acredita que responder questões de provas antigas é uma ótima forma de ganhar experiência. “Sempre busquei provas de vestibulares passados, além de me inscrever em vários vestibulares para ganhar experiência. Foi por isso que fiz o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) novamente”, conta.
Questionado se desanimou com o reprovação do ITA no ano passado e se o motivo foi nervosismo, já que tinha estudando tanto, João Lucas disse que encarou a notícia de forma natural, pois sabia que a prova era difícil, e contou que não estava nervoso. “Na verdade, fiz uma prova ruim de física e errei na estratégia. Perdi tempo tentando resolver questões objetivas mais difíceis, em vez de ir para as perguntas discursivas”, explicou. A prova do ITA possui 20 questões objetivas e 10 discursivas.
Este ano, João Lucas usou a sua estratégia de sempre e conquistou a aprovação. Segundo ele, o “segredo” é responder primeiro as questões mais fáceis e que demandam menos tempo, depois as mais trabalhosas e, por último, as perguntas mais difíceis ou que não lembre da resposta. “Acabo lendo a prova três vezes, mas garanto que consigo economizar tempo dessa forma”.
NE UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário