domingo, 11 de fevereiro de 2018

Como usar as notas de corte do Sisu na preparação para o Enem Passar no curso dos seus sonhos demanda planejamento

Resultado de imagem para sisu 2018
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre já passou e as inscrições para o próximo processo seletivo só devem acontecer no meio do ano. Mas ainda assim é importante não perdê-lo de vista se você quer conseguir uma vaga por lá. 
O motivo é simples: embora as notas de corte mudem a cada edição, conhecê-las fornece uma boa base para que você saiba o que esperar quando chegar a hora de se inscrever.
Durante a inscrição, só é possível escolher duas opções de curso em um universo muito grande de possibilidades. E isso é um desafio.
Por outro lado, pode ser que você já tenha certeza sobre o curso e a instituição onde quer estudar, mas não saiba exatamente o que é preciso para garantir a vaga.
Nos dois casos, recomendamos usar o Mapa do Sisu – uma plataforma totalmente gratuita, fruto da parceria entre o Guia do Estudante e a empresa Evolucional, que permite simular a inscrições nos cursos e descobrir em quais deles seria possível passar.
É só colocar suas notas obtidas no Enem que ele já calcula o resultado conforme os pesos definidos por cada universidade às provas das diferentes áreas do conhecimento. Se você ainda não fez o exame, pode consultar as últimas notas de corte divulgadas pelo Sisu deste ano.
Caso esteja se preparando para o Enem e já saiba qual curso deseja, o simulador vai permitir que você tenha uma ideia mais precisa do desempenho necessário na prova para conseguir uma vaga – e, como estamos no começo do ano, será possível fazer um plano de estudos bem detalhado para atingir a sua meta.
Como se preparar com a nota de corte do Sisu
– Conhecendo as notas de corte e os pesos dados a cada área do conhecimento, você já consegue saber o desempenho aproximado que precisa ter no Enem. Com isso, pode fazer um plano de estudos que foque nas áreas mais importantes ao longo do ano. Se o seu curso dá um peso maior para a redação, por exemplo, já é possível começar a treinar o mais cedo possível.
– Ao comparar as notas de corte de cursos em diferentes cidades, você pode colocar no radar instituições de lugares mais distantes da sua casa. Muita gente acaba tomando essa decisão de última hora, quando as inscrições já estão abertas. Mas coisas que envolvem mudanças grandes de vida precisam ser bem planejadas, não é mesmo? Portanto, use esses meses até as próximas inscrições para se preparar.
Se você ainda estiver no processo de escolha de um curso e/ou instituição, pode usar o simulador para comparar as notas de corte e avaliar suas chances reais de conquistar diferentes vagas. Você poderá, então, pensar com cuidado se está disposto a lutar por um curso concorrido como Medicina, por exemplo, ou se vale mais a pena tentar outro com uma nota de corte menor. Ou então poderá comparar as notas de um mesmo curso em diferentes localidades, o que permitirá planejar com antecedência uma possível mudança de cidade. 

Acesse o mapa do Sisu aqui.

GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário