quinta-feira, 7 de março de 2024

Fuvest 2025: vestibular de Medicina terá ingresso unificado Mudança foi anunciada pela Pré-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP)

 O Vestibular 2025 da Fuvest contará com mudança para os estudantes que concorrerão a vagas no curso de graduação de Medicina. As informações foram anunciadas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e confirmadas pela assessoria da Fuvest.

Agora, os estudantes poderão concorrer ao ingresso nas três unidades de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no mesmo vestibular. Isso porque Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) adotará o sistema em que o candidato opta pelas unidades por ordem de preferência e concorre na carreira de Medicina nesses três campus. Isso já acontece com outros cursos como é o caso da graduação em Odontologia.

Os três campus de Medicina estão localizados nas cidades de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. O curso é geralmente o que possui a nota de corte mais alta da primeira fase e o mais concorrido da seleção. 

Além disso, as provas de conhecimentos específicos da segunda fase da Fuvest terão as mesmas disciplinas para a carreira de Medicina. Antes, cada faculdade definia quais as disciplinas que integravam a avaliação.

Com a mudança, as disciplinas de Biologia, Física, Geografia e Química serão fixadas como as matérias específicas da segunda fase para Medicina. 

Veja a divulgação feita pela Pró-Reitoria de Graduação da USP:

Fundo azul, texto anuncia mudanças no Vestibular de Medicina da Fuvest
Mudanças no vestibular da Fuvest de Medicina.
Crédito: Divulgação / USP.

Vestibular 2025 da Fuvest 

As datas do Vestibular 2025 da Fuvest ainda não foram divulgadas. Esse é o vestibular que permite os estudantes concorrerem a vagas em uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, a USP.

O vestibular é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes respondem a 90 questões objetivas. O conteúdo aborda as disciplinas comuns do ensino médio.

Para ser selecionado para a segunda fase, é necessário acertar 30% da prova, o que representa 27 questões. 

A segunda fase é composta por dois dias de prova, no primeiro são aplicadas 10 questões abertas de Língua Portuguesa (interpretação de textos, gramática e literatura) e uma redação.

Já no segundo dia, os estudantes respondem a outras 12 questões abertas, sendo de duas a quatro disciplinas específicas para o curso. O manual do candidato de cada edição do vestibular apresenta quais são as disciplinas que serão cobradas para cada curso da USP.

Além da Fuvest, é possível ingressar pela USP por meio do Provão Paulista, o vestibular seriado para estudantes das escolas públicas de São Paulo, e o Enem-USP, que aproveita os desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)


Vestibular Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário