quarta-feira, 15 de agosto de 2012



CNSA - 2º anos - Gabarito de Propriedades Coligativas
Bons estudos!!!!

01 - (UFPE/2010)
Um sistema em equilíbrio pode consistir de certo número de fases. As três fases mais comuns são sólido, líquido e vapor. Cada fase em equilíbrio é uma região de composição uniforme. Uma forma comum de relação matemática descrevendo este tipo de equilíbrio é a regra de fases , onde F = número de graus de liberdade ou variância, C = número de componentes e P = número de fases. Esta equação aplica-se de forma simples aos sistemas na ausência de ocorrência de reações e se somente temperatura, pressão e concentração puderem sofrer variação. Uma interpretação correta do diagrama de fases da água permite afirmar que:


00.   o ponto O representa uma situação única, na qual sólido, líquido e vapor têm a mesma temperatura e pressão e, assim, estão todos em equilíbrio.
01.   na curva OB, coexiste o equilíbrio líquido-vapor, e o número de graus de liberdade ou variança (F) é 2.
02.   existe um único valor de F para o qual o número de componentes (C) é igual ao número de fases (P).
03.   no ponto triplo, a temperatura é muito estável, não variando enquanto as três fases estiverem presentes.
04.   para uma região do diagrama onde F = 1, uma única fase está presente.

02 - (UCS RS/2006/Julho)  
Inundações em bibliotecas podem levar ao encharcamento de livros antigos e raros. Um livro encharcado pode ser recuperado se for imediatamente colocado em um freezer à temperatura aproximada de –20 ºC e, após congelado, for submetido a vácuo.
Considere o seguinte diagrama de fases da água.


Com base no texto e no diagrama, é correto afirmar que a recuperação de livros encharcados é possível, porque a água, nessas condições,
a)     passa por uma transformação química, produzindo H2 e O2 gasosos.
b)     passa por uma transformação física denominada sublimação.
c)     passa por uma transformação química denominada fusão.
d)     passa por uma transformação física denominada evaporação.
e)     apresenta as três fases em equilíbrio.

03 - (UFRN/2012)
Sorvete em cinco minutos.

Uma receita rápida, prática e que parece mágica para o preparo de um sorvete de morango recomenda o seguinte procedimento:

Despeje o leite, o açúcar e a essência de morango num saco de plástico de 0,5 litro e certifique-se de que ele fique bem fechado. Coloque 16 cubos de gelo e 6 colheres de sopa de sal comum (NaCl) num outro saco plástico de 1 litro. Insira o saco de 0,5 litro dentro do saco de 1 litro e feche muito bem. Agite as bolsas de plástico por 5 minutos e, após esse tempo, remova o saco de 0,5 litro de dentro do outro. Em seguida, corte um dos bicos inferiores do saco de 0,5 litro e despeje o sorvete no recipiente de sua preferência.

O que parece mágica, ou seja, o congelamento do sorvete a uma temperatura (-20ºC) mais baixa que 0ºC, pela solução aquosa de NaCl, é explicado pela propriedade coligativa de diminuição da temperatura de início de solidificação.

Outro soluto que pode produzir a mesma diminuição da temperatura que o NaCl é

a)      cloreto de potássio (KCl).
b)      cloreto de cálcio (CaCl2).
c)      glicose (C6H12O6).
d)      glicerina (C3H8O3).

04 - (UESPI/2011)
Em países frios, é comum a utilização de água e etilenoglicol no radiador de carros para evitar o congelamento do líquido. Esta mistura pode baixar a temperatura de congelamento até –35°C (a água pura congela a 0°C). Esta característica se deve ao fato de que:

a)      a temperatura de início de congelamento do solvente de uma solução (água + etilenoglicol) é menor que a temperatura de início de congelamento do solvente puro (água).
b)      o etilenoglicol reage com a água liberando energia que irá aquecer o radiador.
c)      o etilenoglicol cria uma camada protetora no radiador, impedindo a perda de calor no sistema.
d)      quanto menor a concentração da solução, menor será a temperatura de início do congelamento.
e)      o composto formado nesta reação, o etilenoglicol hidratado, possui menor ponto de fusão.

05 - (UFAL/2011)
A água do mar pode ser considerada como uma solução contendo vários sais dissolvidos. Entre as afirmações a seguir, assinale a que não é correta em relação à água do mar.

a)      Um dos sais dissolvidos na água do mar é o cloreto de sódio.
b)      A pressão de vapor da água do mar é menor doque a da água pura à mesma temperatura.
c)      A temperatura normal de ebulição da água do mar é maior do que a da água pura.
d)      A temperatura normal de ebulição da água do mar será sempre maior do que a temperatura normal de ebulição de uma solução de sacarose de concentração, em mol/L, igual à do cloreto de sódio existente na água do mar.
e)      A temperatura de solidificação da água do mar permanece constante à medida que o solvente se solidifica.

06 - (UECE/2011/Janeiro)
Consta que por volta de 600 a.C. os fenícios já usavam o glicerol, subproduto da fabricação de biodiesel, para fabricar um tipo de sabão primitivo. Considerando a Ke da água igual a 0,52 ºC × kg × mol-1 e sua Kf igual a 1,86 ºC × kg × mol-1, quando adicionamos 18,4 g de glicerol em 500 g de água, os pontos de ebulição e de congelamento da água, serão, nesta ordem, aproximadamente

a)      100,21 ºC e - 0,74 ºC.
b)      100,14 ºC e - 0,47 ºC.
c)      100,21 ºC e 0,47 ºC.
d)      100,07 ºC e 0,21 ºC.

07 - (UPE PE/2011)
As afirmativas abaixo estão relacionadas às propriedades da água e das soluções aquosas moleculares e iônicas. Sobre elas, é CORRETO afirmar que

a)      quando se abre a tampa de uma garrafa de bebida gaseificada com dióxido de carbono, verifica-se que o gás borbulha fortemente; isso está relacionado com o aumento da pressão parcial do gás no momento em que se remove a tampa.
b)      não é aconselhável adicionar sal de cozinha ao recipiente contendo gelo, utilizado para gelar a bebida que será servida em uma festa, pois esse procedimento provocaria um aumento na temperatura de congelação da água.
c)      as águas dos oceanos congelam rapidamente, em regiões perto dos polos, sempre que a temperatura nesses locais atingir 0°C que é a temperatura de congelação da água pura ao nível do mar.
d)      um náufrago, mesmo com sede intensa, sob um sol inclemente, não deve ingerir água do mar, pois esse procedimento acelera a desidratação corporal, ocasionando sérios problemas para a sua saúde.
e)      numa panela de pressão usada praticamente por todas as donas de casa, a água ferve a uma temperatura superior a 100°C, porque a pressão sobre a água no interior da panela é menor que 1 atm.

08 - (UFPE/2009)  
Propriedades coligativas de uma solução são propriedades que dependem somente do número de “partículas” do soluto na solução. A adição de uma pequena quantidade de soluto não-volátil a um solvente para formar uma solução diluída-ideal, permite estudar quantitativamente:

a)     a elevação da pressão de vapor a partir da constante ebulioscópica.
b)     o abaixamento da temperatura de ebulição que ocorre com a adição de um soluto a um solvente.
c)     a elevação da temperatura de solidificação a partir da constante crioscópica.
d)     a pressão osmótica estabelecida entre o solvente puro e a solução, separados por uma membrana semipermeável.
e)     o aumento da temperatura de ebulição a partir da constante crioscópica.

09 - (UPE PE/2011)
Sobre as propriedades das soluções coligativas, são feitas as afirmativas abaixo. Assinale a CORRETA.

a)      A fração mássica de um componente de uma solução líquida pode ser calculada, conhecendo-se a pressão parcial de vapor do componente na solução e sua pressão de vapor quando puro.
b)      Duas soluções só podem coexistir em um estado de equilíbrio, quando, para uma dada temperatura, as suas pressões de vapor forem diferentes.
c)      A constante molal de elevação do ponto de ebulição da água é 0,52°C/mol. Isso significa que essa constante será numericamente igual a 0,104°C, quando se dissolve 0,1 mol de um soluto não -volátil e não-iônico em 50g de água.
d)      Cada íon de uma solução muito diluída tem um efeito coligativo duplicado, quando comparado com o efeito coligativo que teria uma molécula nessa mesma solução.
e)      Em uma solução iônica de cloreto de sódio não diluída, na qual as interações entre os íons são muito grandes, o fator de van’t Hoff não poderá ser menor que 2.

10 - (UESPI/2010)
Quando as manicures estão retirando os esmaltes das unhas das suas clientes, elas usam uma solução removedora à base de acetona. Quando entramos em um hospital sentimos um cheiro característico de éter.
Quando estamos abastecendo o carro com álcool estamos usando um combustível alternativo. A ordem crescente de pressão de vapor para essas três substâncias destacadas no texto será:

Dados: temperatura de ebulição a pressão de 1 atm (acetona = 56,5 oC, éter = 34,6 oC e álcool combustível = 78,5 oC)

a)     éter < álcool < acetona.
b)     éter < acetona < álcool.
c)     álcool < acetona < éter.
d)     álcool < éter < acetona.
e)     acetona < éter < álcool.

11 - (UNESP SP/2008/Biológicas)  
A adição de substâncias à água afeta suas propriedades coligativas. Compare as temperaturas de fusão e ebulição de duas soluções aquosas contendo, respectivamente, 1 mol/L de NaCl e 1 mol/L de glicose, nas mesmas condições de pressão.

12 - (UFMT/2008)  
A adição de qualquer sal à água provoca diminuição da sua temperatura de congelação. A concentração molal que uma solução aquosa de cloreto de bário (BaCl2) deve ter para que o abaixamento crioscópico seja o mesmo observado em uma solução aquosa preparada pela dissolução de 58,5 g de cloreto de sódio (NaCl) em 1 L de água é aproximadamente:
a)    0,23
b)    0,15
c)     0,06
d)    1,00
e)    0,67

13 - (UPE PE/2008)  
3,0g de um composto orgânico foram dissolvidos em 300,0g de um solvente. Em laboratório, verificou-se que, após a dissolução, ocorreu um abaixamento na temperatura de congelação igual a 0,40ºC. Sabendo-se que 60% da quantidade em gramas do composto, que foi dissolvida, trimerizou-se após a dissolução, é correto afirmar que

kc = 3ºC, ma(C ) = 12u, ma(O) = 16u, ma( H ) = 1u

a)    a massa molar desse composto é igual a 104,0 g/mol.
b)    cinco moléculas desse composto têm massa maior que 200,0g.
c)     3,01x1024 moléculas desse composto pesam menos que 150,0g.
d)    uma molécula desse composto tem massa em gramas igual a 45,0g.
e)    6,02x1023 moléculas desse composto pesam 45,0g.

14 - (UECE/2009/Janeiro)  
Seguindo os passos do químico francês François-Marie Raoult (1830-1901), pesquisando sobre o efeito ebuliométrico nas soluções, um estudante de química dissolveu 90 g de glicose (C6H12O6) em 400 g de água e aqueceu o conjunto. Sabendo que Ke da água = 0,52 ºC/mol, depois de algum tempo, a temperatura inicial de ebulição por ele encontrada foi

a)     99,85 ºC.
b)     100,15 ºC.
c)     100,50 ºC.
d)     100,65 ºC.

15 - (UFCG PB/2009/Janeiro)  
O aumento da temperatura de ebulição de um solvente é calculado a partir da expressão Dte = Ke W ; onde Dte, Ke e W são o aumento de temperatura de ebulição, a constante ebuliométrica e a molalidade da solução, respectivamente.
Analise os casos das soluções aquosas dadas abaixo e assinale a alternativa em que o aumento da temperatura de ebulição de solvente, NÃO obedece à relação citada acima:
Dados: PMetanol = 46 g/mol, PMglicose = 180 g/mol e PMsacarose = 344 g/mol.

a)     100 mL de 1 molal de sacarose.
b)     50 mL de 1 molal de etanol.
c)     50 mL de 2 molal de sacarose.
d)     50 mL de 2 molal de glicose.
e)     100 mL de 1 molal de glicose.

16 - (PUC MG/2006)    
Sejam dadas as seguintes soluções aquosas:
I)      0,1 mol/L de cloreto de potássio (KCl)
II)     0,3 mol/L de glicose (C6H12O6)
III)    0,1 mol/L de sacarose (C12H22O11)
IV)   0,3 mol/L de sulfato de sódio (Na2SO4)

        Assinale a alternativa que apresenta as soluções em ordem decrescente de temperatura de ebulição.
a)     III  >   I  >  II   >  IV
b)     IV  >  II  >  I    >  III
c)     IV  >  II  >  III  >  I
d)     III  >  II  >  I    >  IV

17 - (UFCG PB/2010/Janeiro)
Uma proteína de uma amostra de soro sanguíneo foi isolada e uma dispersão coloidal, contendo 684 mg desta proteína, foi preparada com água suficiente para formar 10 mL de solução. Essa solução apresenta uma pressão osmótica de 0,31 atm a 37oC. Considerando a proteína como sendo um composto covalente típico, sua massa molecular aproximada é:

Dados: R = 0,082 atm.L/mol.K

a)     6´1023g/mol.
b)     684 g/mol.
c)     5,7´103 g/mol.
d)     12´103 g/mol.
e)     12´10–3 g/mol.

18 - (UPE PE/2008) 
Uma solução aquosa 0,10 mol/L de um ácido monoprótico tem pressão osmótica P1. Mantendo-se constante a temperatura, acrescenta-se água destilada a essa solução até que seu volume quadruplique. Admitindo que P2 seja a pressão osmótica da solução diluída, podemos estimar que
a)    P1 = 0,25P2
b)    P2 = 0,5P1
c)     (P1)2 = 2P2
d)    P2 = (P1)1/2
e)   

19 - (UEM PR/2007/Janeiro)  
Sabendo-se que o sangue humano possui uma pressão osmótica de 7,8 atm a 37ºC, a massa de glicose (C6H12O6) usada para preparar um litro de uma solução isotônica a essa temperatura é, aproximadamente,
(Dados: constante dos gases = 0,082 atm L mol−1 K−1)
a)     5,5 gramas.
b)     110 gramas.
c)     55 gramas.
d)     220 gramas.
e)     11 gramas.

20 - (Unimontes MG/2007/1ªFase)  
A migração de solventes através da membrana semipermeável é estudada pela osmometria. A grande aplicação desse método é a determinação da massa molar de macromoléculas como as proteínas. Considerando que 100,0 g de uma proteína são dissolvidos em 1,0 L de solução aquosa, de pressão osmótica 18,7 mmHg, a 27ºC, e que o valor da constante universal dos gases (R) é 62,3 mmHg L/K mol, pode-se afirmar que a massa molar dessa proteína é, aproximadamente,
a)     1,0 x 104g/mol.
b)     1,9 x 103g/mol.
c)     1,0 x 105g/mol.
d)     1,9 x 105g/mol.

GABARITO:

1) Gab: VFVVF

2) Gab: B

3) Gab: A

4) Gab: A

5) Gab: E

6) Gab: A

7) Gab: D

8) Gab: D

9) Gab: A

10) Gab: C

11) Gab:
Comparando-se soluções de mesma concentração molar de NaCl e glicose, temos que a primeira apresenta uma maior concentração de partículas devido à dissociação iônica. Dessa forma, a solução de NaCl apresenta maiores efeitos coligativos, ou seja, uma menor temperatura de fusão e uma maior temperatura de ebulição do que a solução de glicose.

12) Gab: E

13) Gab: E

14) Gab: D

15) Gab: B

16) Gab: B

17) Gab: C

18) Gab: E

19) Gab: C

20) Gab: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário