quarta-feira, 15 de agosto de 2012



Gabarito - CNSA - 2º anos - Propriedades 

Coligativas e Termoquímica

01 - (UFU MG/2011/2ªFase)  
As contribuições da ciência e tecnologia marcaram os últimos séculos em todos os setores da sociedade. Na indústria, por exemplo, a produção do café solúvel pode ser compreendida a partir da mudança de estado físico da água, descrita pelo diagrama de fases abaixo:


A partir da análise do diagrama de fases, proponha um procedimento, que explique como é possível a obtenção do café solúvel desidratado, sem, contudo, ocorrer a perda de suas propriedades. Considere que, no processo da fabricação desse gênero alimentício, a primeira etapa é a preparação de uma solução contendo água e o café já torrado e moído.

02 - (UFU MG/2011/1ªFase)
O estudo das propriedades coligativas das soluções permite-nos prever as alterações nas propriedades de seu solvente.

A respeito das propriedades coligativas, assinale a alternativa correta.

a)      Se for colocada água com glutamato de monossódio dissolvido para congelar em uma geladeira, a temperatura de fusão da água na solução permanecerá a mesma que a da água pura.
b)      As propriedades coligativas independem do número de partículas do soluto na solução, da natureza das partículas e de sua volatilidade.
c)      Se forem preparadas duas soluções aquosas de mesma concentração, uma de glutamato de monossódio e outra de açúcar, a temperatura de ebulição da água na solução será maior que a da água na solução de açúcar.
d)      Em uma panela tampada, a pressão de vapor da solução aquosa de glutamato de monossódio é maior do que a pressão de vapor da água pura porque a presença do sal facilita a evaporação do solvente.

03 - (UFG GO/2011/Julho)
As propriedades das soluções que dependem do solvente e da concentração do soluto são denominadas propriedades coligativas. O gráfico a seguir representa as variações de pressão de vapor e temperatura de fusão e ebulição causadas pela adição de um soluto não volátil à água. As linhas contínua e tracejada referem-se à água pura e à solução, respectivamente.


Analisando-se o referido gráfico, conclui-se que as variações em I, II e III representam, respectivamente, as propriedades relacionadas a

a)      tonoscopia, crioscopia e ebulioscopia.
b)      ebulioscopia, crioscopia e tonoscopia.
c)      crioscopia, ebulioscopia e tonoscopia.
d)      tonoscopia, ebulioscopia e crioscopia.
e)      crioscopia, tonoscopia e ebulioscopia.

04 - (UESPI/2011)
Em países frios, é comum a utilização de água e etilenoglicol no radiador de carros para evitar o congelamento do líquido. Esta mistura pode baixar a temperatura de congelamento até –35°C (a água pura congela a 0°C). Esta característica se deve ao fato de que:

a)      a temperatura de início de congelamento do solvente de uma solução (água + etilenoglicol) é menor que a temperatura de início de congelamento do solvente puro (água).
b)      o etilenoglicol reage com a água liberando energia que irá aquecer o radiador.
c)      o etilenoglicol cria uma camada protetora no radiador, impedindo a perda de calor no sistema.
d)      quanto menor a concentração da solução, menor será a temperatura de início do congelamento.
e)      o composto formado nesta reação, o etilenoglicol hidratado, possui menor ponto de fusão.

05 - (FGV SP/2011)
Considerando a água pura, uma solução aquosa de glicose de concentração igual a 3,0 mol L–1 e uma solução aquosa de CaCl2 de concentração igual a 1,0 mol L–1, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta para as temperaturas de ebulição (Te ) desses líquidos.

a)      Te água > Te da solução contendo glicose > Te da solução contendo CaCl2.
b)      Te água < Te da solução contendo glicose < Te da solução contendo CaCl2.
c)      Te água = Te da solução contendo glicose = Te da solução contendo CaCl2.
d)      Te água < Te da solução contendo glicose = Te da solução contendo CaCl2.
e)      Te água > Te da solução contendo glicose = Te da solução contendo CaCl2.

06 - (UEG GO/2010/Julho)

A análise da figura acima, que representa o gráfico da pressão de vapor versus a temperatura para três líquidos puros hipotéticos, permite concluir que

a)      a adição de NaCl aos líquidos diminui as suas temperaturas de ebulição.
b)      na mesma temperatura o líquido B apresenta maior pressão de vapor.
c)      o líquido C apresenta a menor temperatura de ebulição.
d)      o líquido A é o mais volátil.

07 - (UFCG PB/2009/Janeiro)  
O aumento da temperatura de ebulição de um solvente é calculado a partir da expressão Dte = Ke W ; onde Dte, Ke e W são o aumento de temperatura de ebulição, a constante ebuliométrica e a molalidade da solução, respectivamente.
Analise os casos das soluções aquosas dadas abaixo e assinale a alternativa em que o aumento da temperatura de ebulição de solvente, NÃO obedece à relação citada acima:
Dados: PMetanol = 46 g/mol, PMglicose = 180 g/mol e PMsacarose = 344 g/mol.

a)     100 mL de 1 molal de sacarose.
b)     50 mL de 1 molal de etanol.
c)     50 mL de 2 molal de sacarose.
d)     50 mL de 2 molal de glicose.
e)     100 mL de 1 molal de glicose.

08 - (UNESP SP/2007/Conh. Gerais)  
Estudos comprovam que o Mar Morto vem perdendo água há milhares de anos e que esse processo pode ser acelerado com o aquecimento global, podendo, inclusive, secar em algumas décadas. Com relação a esse processo de perda de água, foram feitas as seguintes afirmações:
I.      a concentração de NaCl irá diminuir na mesma proporção da perda de água;
II.     a condutividade da água aumentará gradativamente ao longo do processo;
III.    a densidade da água, que hoje é bastante alta, irá diminuir com o tempo;
IV.    o ponto de ebulição da água irá aumentar gradativamente.
Está correto o contido apenas em
a)     I.
b)     III.
c)     I e III.
d)     II e III.
e)     II e IV.

09 - (UFTM MG/2012)
Três soluções aquosas de nitrato de sódio, nitrato de alumínio e glicose, com concentrações 0,5 mol/L, foram aquecidas em três béqueres, sob as mesmas condições ambientes, até a ebulição. As temperaturas das três soluções foram monitoradas com três termômetros devidamente calibrados.


A solução que a 25 ºC apresenta maior pressão de vapor e a solução que apresenta maior temperatura de ebulição são, respectivamente,

a)      glicose e nitrato de alumínio.
b)      glicose e nitrato de sódio.
c)      nitrato de alumínio e glicose.
d)      nitrato de alumínio e nitrato de alumínio.
e)      nitrato de sódio e glicose.

10 - (UEM PR/2012/Janeiro)
Ao se preparar uma salada de folhas de alface, utilizando sal e vinagre, devemos temperá-la e comê-la imediatamente, pois, ao ser deixada em repouso por alguns minutos, as folhas de alface murcham, dando à salada um aspecto indesejado. Considerando o exposto, é correto dizer que o fato pode ser explicado

01.    pelo efeito ácido do vinagre, que contém ácido acético, que é um ácido forte que “queima” as folhas do alface fazendo-as murchar.
02.    pelo efeito do calor liberado pela dissolução do sal no vinagre.
04.    pelo efeito osmótico, no qual ocorre um movimento da água contida nas folhas da alface para a solução resultante do tempero.
08.    pelo efeito de tonoscopia, no qual ocorre um abaixamento da pressão máxima de vapor da água contida nas folhas da alface.
16.    pelo aumento da pressão osmótica no interior das células da folha da alface, que aumentam de volume até se romperem, levando ao murchamento das folhas.

11 - (UPE PE/2011)
As afirmativas abaixo estão relacionadas às propriedades da água e das soluções aquosas moleculares e iônicas. Sobre elas, é CORRETO afirmar que

a)      quando se abre a tampa de uma garrafa de bebida gaseificada com dióxido de carbono, verifica-se que o gás borbulha fortemente; isso está relacionado com o aumento da pressão parcial do gás no momento em que se remove a tampa.
b)      não é aconselhável adicionar sal de cozinha ao recipiente contendo gelo, utilizado para gelar a bebida que será servida em uma festa, pois esse procedimento provocaria um aumento na temperatura de congelação da água.
c)      as águas dos oceanos congelam rapidamente, em regiões perto dos polos, sempre que a temperatura nesses locais atingir 0°C que é a temperatura de congelação da água pura ao nível do mar.
d)      um náufrago, mesmo com sede intensa, sob um sol inclemente, não deve ingerir água do mar, pois esse procedimento acelera a desidratação corporal, ocasionando sérios problemas para a sua saúde.
e)      numa panela de pressão usada praticamente por todas as donas de casa, a água ferve a uma temperatura superior a 100°C, porque a pressão sobre a água no interior da panela é menor que 1 atm.

12 - (PUC SP/2010)
Um técnico de laboratório preparou uma solução aquosa de cloreto de cálcio isotônica a uma solução aquosa de glicose. Considerando que a concentração da solução de glicose (M = 180g.mol–1) é de 54g.L-1 e que o cloreto de cálcio encontra-se completamente dissociado nestas condições, as concentrações de cátions Ca2+ e a de ânions Cl na solução aquosa em questão são, respectivamente,

a)     27g. L–1 e 27 g. L–1.
b)     18 g. L–1 e 36 g. L–1.
c)     0,30mol. L–1 e 0,60mol. L–1.
d)     0,15mol. L–1 e 0,15mol. L–1.
e)     0,10mol. L–1e 0,20 mol. L–1.

13 - (UPE PE/2008) 
Uma solução aquosa 0,10 mol/L de um ácido monoprótico tem pressão osmótica P1. Mantendo-se constante a temperatura, acrescenta-se água destilada a essa solução até que seu volume quadruplique. Admitindo que P2 seja a pressão osmótica da solução diluída, podemos estimar que
a)    P1 = 0,25P2
b)    P2 = 0,5P1
c)     (P1)2 = 2P2
d)    P2 = (P1)1/2
e)   

14 - (UFRN/2012)
Uma atitude sustentável que visa a diminuir a poluição do ar é a regulagem dos motores dos automóveis. Uma regulagem inadequada do motor favorece a combustão incompleta, que gera, além do dióxido de carbono (CO2(g)), o monóxido de carbono (CO(g)) e a fuligem (C(s)).

Suponha que um carro use etanol como combustível e considere as reações e os dados da Tabela apresentados a seguir:

C2H5OH(l) + 5/2O2(g)  ®  CO(g) + 3H2O(l) + CO2(g)
C2H5OH(l) + 3O2(g)  ®  3H2O(l) + 2CO2(g)

T = 298 K e P = 1 atm


Tendo em vista essa situação, quando o motor não estiver bem regulado,

a)      a combustão é incompleta, pois, na mistura ar (O2)/combustível, o O2 é a substância limitante da reação.
b)      na combustão incompleta, o consumo de álcool para produzir a mesma quantidade de energia que na combustão completa é menor.
c)      na combustão incompleta dos gases liberados, só o CO2 tem impacto indesejado na qualidade do ar.
d)      a combustão é incompleta, pois, na mistura ar (O2)/combustível, o etanol é a substância limitante da reação.

15 - (FMA ABC SP/2012)
O acetileno (C2H2) é o combustível empregado em maçaricos oxiacetilênicos, cuja chama chega a atingir temperaturas próximas de 3 000 ºC. Estando reagentes e produtos no estado-padrão, são liberados 1 300 kJ na combustão completa de 1 mol de acetileno.

Dados:
DHf0 H2O = –285 kJ.mol–1
DHf0 CO2 = –395 kJ.mol–1

A partir desses dados, determina-se que a entalpia de formação padrão (DHf0) do acetileno é

a)      225 kJ.mol–1
b)      –1300 kJ.mol–1
c)      –620 kJ.mol–1
d)      620 kJ.mol–1
e)      450 kJ.mol–1

16 - (UEFS BA/2011/Janeiro)

Habitantes de uma região do Cerrado deixaram de utilizar GLP para a produção de energia de uso doméstico e passaram a produzir e a usar o biogás, combustível rico em metano, obtido a partir da fermentação anaeróbica de restos de biomassa e de dejetos de bovinos e de suínos. A preferência pelo biogás em lugar do gás liquefeito de petróleo, GLP, que contém propano e butano, se deu por razões de economia de energia.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar:

a)      O processo anaeróbico de produção de biogás se caracteriza pelo aumento do estado de oxidação dos átomos de carbono, enxofre e nitrogênio existentes na biomassa fermentável.
b)      O cozimento de alimentos com butano ou propano é mais rápido do que com biogás, desde que se considerem as mesmas condições no cozimento.
c)      A energia liberada na combustão de 1,0g de metano é maior que a liberada, nas mesmas condições, pelo butano.
d)      A combustão e a produção de biogás são processos endotérmicos.
e)      O propano é um combustível mais calórico que o butano.

17 - (FGV RJ/2012)
O Teflon é um polímero sintético amplamente empregado. Ele é formado a partir de um monômero que se obtém por pirólise do trifluormetano.

O trifluormetano, CHF3, é produzido pela fluoração do gás metano, de acordo com a reação

CH4(g) + 3F2(g)  ®  CHF3(g) + 3 HF(g).

Dados:

A entalpia-padrão da reação de fluoração do gás metano, em kJ.mol–1, é igual a

a)      –1 633.
b)      –2 175.
c)      –2 325.
d)      +1 633.
e)      +2 175.

18 - (FEPECS DF/2012)  
A reação do 4-bromo-but-1-eno com o bromo molecular produz a substância 1,2,4-tribromo-butano:


A tabela a seguir apresenta valores médios de algumas energias de ligação em kJ.mol–1.


A variação de entalpia envolvida na produção de um mol de 1,2,4-tribromo-butano, em kJ, calculada com os dados da tabela é igual a:

a)      + 295;
b)      + 179;
c)      + 36;
d)      – 102;
e)      – 245.

19 - (MACK SP/2011/Janeiro)
O gás propano é um dos integrantes do GLP (gás liquefeito de petróleo) e, desta forma, é um gás altamente inflamável.
Abaixo está representada a equação química NÃO BALANCEADA de combustão completa do gás propano.

C3H8(g) + O2(g)  ®  CO2(g) + H2O(v)

Na tabela, são fornecidos os valores das energias de ligação, todos nas mesmas condições de pressão e temperatura da combustão.


Assim, a variação de entalpia da reação de combustão de um mol de gás propano será igual a

a)      – 1670 kJ.
b)      – 6490 kJ.
c)      + 1670 kJ.
d)      – 4160 kJ.
e)      + 4160 kJ.

20 - (UDESC SC/2012)
O gás metano pode ser utilizado como combustível, como mostra a equação 1:

Equação 1: CH4(g) + 2O2(g)  ®  CO2(g) + 2H2O(g)

Utilizando as equações termoquímicas abaixo, que julgar necessário, e os conceitos da Lei de Hess, obtenha o valor de entalpia da equação 1.

C(s) + H2O(g)  ®  CO(g) + H2(g)   DH = 131,3 kJ mol–1
CO(g) + ½ O2(g)  ®  CO2(g)   DH = –283,0 kJ mol–1
H2(g) + ½ O2(g)  ®  H2O(g)   DH = –241,8 kJ mol–1
C(s) + 2H2(g)  ®  CH4(g)   DH = –74,8 kJ mol–1

O valor da entalpia da equação 1, em kJ, é:

a)      704,6
b)      725,4
c)      802,3
d)      524,8
e)      110,5

21 - (MACK SP/2011/Janeiro)
A hidrazina, cuja fórmula química é N2H4, é um composto químico com propriedades similares à amônia, usado entre outras aplicações como combustível para foguetes e propelente para satélites artificiais.
Em determinadas condições de temperatura e pressão, são dadas as equações termoquímicas abaixo.

I.       N2(g) + 2 H2(g)  ®  N2H4(g)            DH = + 95,0 kJ/mol
II.      H2(g) + 1/2 O2(g)  ®  H2O(g)             DH =  - 242,0 kJ/mol

A variação da entalpia e a classificação para o processo de combustão da hidrazina, nas condições de temperatura e pressão das equações termoquímicas fornecidas são, de acordo com a equação N2H4(g) + O2(g)  ®  N2(g) + 2H2O(g), respectivamente,

a)      – 579 kJ/mol; processo exotérmico.
b)      + 389 kJ/mol; processo endotérmico.
c)      – 389 kJ/mol; processo exotérmico.
d)      – 147 kJ/mol; processo exotérmico.
e)      + 147 kJ/mol; processo endotérmico.

22 - (UNIFOR CE/2011/Julho)  
O metano, CH4, é a molécula mais leve que contém carbono. É um gás incolor, inodoro, inflamável sob condições comuns e o principal constituinte de gás natural. Também é conhecido como gás do brejo ou gás do pântano porque é produzido por bactérias que atuam sobre a matéria orgânica sob condições anaeróbicas. A equação da reação de formação do metano é:

C (s) + 2 H2 (g)    CH4 (g)

São dadas as seguintes equações termoquímicas:

C (s) + O2 (g)    CO2 (g);    DH = –393,5 kJ
H2 (g) + 1/2 O2 (g)    H2O (l);    DH = 285,8 kJ

A variação de entalpia para a reação de formação de metano é:

a)      + 149,6 kJ
b)      - 148,6 kJ
c)      + 74,8 kJ
d)      – 74,8 kJ
e)      +72,8 kJ

23 - (UESC BA/2011)
NO(g) + O·(g)  ®  NO2(g)

Embora as variações de entalpia tenham sido medidas e organizadas em tabelas, é possível calcular a variação de entalpia de reação, DH, para uma reação a partir de valores de variação de entalpia tabelados. Assim, não é necessário fazer medições calorimétricas para todas as reações químicas. Dessa forma, o cálculo da variação de entalpia para a equação química que representa a reação entre o óxido de nitrogênio (II), NO(g), com o oxigênio atômico, O·(g), pode ser feito com base nas variações de entalpia das equações termoquímicas

I.       NO(g) + O3(g)  ®  NO2(g) + O2(g)  DHº = –198,9kJ
II.      O3(g)  ®  3/2 O2(g)                           DHº = –143,3kJ
III.     O2(g)  ®  2 O·(g)                              DHº = 495,0kJ

A partir dessas considerações sobre a variação de entalpia de uma reação química, é correto afirmar:

01.    A variação de entalpia da reação química entre o NO(g) e o oxigênio atômico O·(g) é igual a –551,6kJ.
02.    A variação de entalpia da equação termoquímica I representa um processo exotérmico.
03.    A variação de entalpia de reação entre o NO(g) e o oxigênio atômico, O·(g), depende apenas da energia dos reagentes.
04.    A energia de ligação O=O é o calor liberado na ruptura de 1,0mol dessa ligação, de acordo com a equação termoquímica III.
05.    A variação de entalpia associada às equações químicas II e III representam o calor de formação, respectivamente, de O2(g) e de O·(g).

24 - (UFPE/2012)  
A espontaneidade de uma reação química é importante para avaliar sua viabilidade comercial, biológica ou ambiental. Sobre a termodinâmica de processos químicos, podemos afirmar que:

00.    reações espontâneas são sempre exotérmicas.
01.    reações espontâneas, ocorrendo dentro de sistemas fechados e isolados, causam um aumento da entropia do sistema.
02.    para reações em sistemas fechados, as variações da entalpia e da entropia não podem ser utilizadas para determinar a sua espontaneidade.
03.    reações que apresentam variação positiva da entropia são sempre espontâneas.
04.    para reações ocorrendo em temperatura e pressão constantes, a energia livre de Gibbs é a função termodinâmica que determina a sua espontaneidade.

25 - (UFRN/2012)
A exploração de jazidas, embora dê grande retorno financeiro ao País, provoca prejuízos ao Meio Ambiente. Nos municípios da Região do Seridó, no RN, a principal atividade econômica é a extração de minerais de scheelita. O tungstênio (W), o principal metal extraído, e com elevado valor comercial, foi utilizado inicialmente em filamentos de lâmpadas e, mais recentemente, na produção de aços resistentes. O minério é inicialmente tratado para se obter o óxido de tungstênio (WO3) e, em seguida, passa por um processo de redução com gás hidrogênio a 1.200ºC para a separação do metal puro, como mostrado na equação a seguir:

WO3 (s) + 3H2 (g)  W (s) + 3H2O (g)

Os valores relativos à energia livre de formação dos óxidos de metais à Pressão = 1atm e Temperatura = 25ºC são apresentados abaixo:


a)      A maioria dos metais como o W, o Al e o Fe são encontrados na Natureza na forma de óxidos, o que exige processos complexos para obtê-los na forma metálica. Com base nos dados da Tabela, explique esse comportamento desses metais na Natureza.
b)      Considerando que a reação apresenta 100% de rendimento, calcule a quantidade de WO3 necessária para produzir 1 kg do metal puro.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 26


Investigando o sistema olfativo dos camundongos, o biólogo brasileiro Fábio Papes, em parceria com o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, notou que algo no odor exalado pelos predadores estimulava uma área nasal específica: o chamado órgão vomeronasal, uma estrutura formada por alguns milhares de células nervosas capazes de captar a informação química carregada pelo ar e transformá-la em impulsos elétricos, resultando nos impulsos cerebrais do medo.
Para descobrir se esse órgão participava apenas na identificação do cheiro dos predadores ou se atuava na identificação de outros odores desagradáveis, os testes foram repetidos expondo camundongos ao naftaleno, o principal componente das pastilhas de naftalina, liberado na queima da madeira e associado por animais ao odor do fogo. Tanto os roedores com vomeronasal ativo quanto os com órgão desativado (camundongos transgênicos), evitaram a gaze com naftaleno, sinal de que os neurônios desligados agiam na identificação dos inimigos naturais.
(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 53)

26 - (PUC Camp SP/2011)
A informação química recebida pelas células nervosas olfativas são moléculas específicas no estado gasoso. A concentração dessas moléculas no ar depende da capacidade de volatilização das substâncias e pode ser determinada pela observação de suas propriedades como, por exemplo, a

a)      densidade.
b)      pressão de vapor.
c)      temperatura de fusão.
d)      solubilidade em água.
e)      hidrólise.

GABARITO:

1) Gab:
Em uma primeira etapa, deve-se congelar a solução contendo água e café, à pressão constante.
Em uma segunda etapa, mantém-se a temperatura constante, diminui-se a pressão, de modo a manter as propriedades do pó solúvel. A água, de acordo com o gráfico, sofrerá sublimação, restando o pó outrora solubilizado em água.

2) Gab: C

3) Gab: C

4) Gab: A

5) Gab: D

6) Gab: D

7) Gab: B

8) Gab: E

9) Gab: A

10) Gab: 04

11) Gab: D

12) Gab: E

13) Gab: E

14) Gab: A

15) Gab: A

16) Gab: C

17) Gab: B

18) Gab: D

19) Gab: A

20) Gab: C

21) Gab: A

22) Gab: D

23) Gab: 02

24) Gab: FVFFV

25) Gab:

a)      A energia livre de formação está relacionada com a tendência do metal reagir com o oxigênio para formação do óxido a fim de adquirir maior estabilidade. A análise da tabela indica que os valores relativos à energia livre de formação dos óxidos de metais são todos negativos, fato este relacionado à espontaneidade das reações de formação dos óxidos.
b)      232 g de WO3  ­_  184 g de W
x  _  1000 g de W
x = 1260,87 g de WO3 ou 1,260 kg de WO3
Ou 1 mol de WO3  _  184 g de W
x  _  1000 g de W
x = 5,43 mol de WO3

26) Gab: B


Nenhum comentário:

Postar um comentário