Prepare-se para o ENEM com uma lista de tarefas diárias e semanais
Sente-se cansado com tantas matérias para estudar todos os dias? Uma boa forma de resolver isso é fazer listas das suas principais atividades. Confira dicas a seguir.in
Português, matemática, física, química: o vestibular e o ENEM exigem do aluno de ensino médio o domínio de uma grande quantidade de matérias e assuntos. Se você está se preparando para o exame dos dias 3 e 4 de novembro provavelmente está procurando meios de “aliviar a carga” de estudos. Uma boa dica é se planejar melhor para a prova através de uma lista de atividades.
Lista de atividades é uma ótima maneira de cumprir suas tarefas sem se sentir tão cansado no dia a dia, além de evitar o desejo de adiar tarefas. Grande parte do problema de estudar grandes quantidades de matérias não está na falta de tempo, mas sim na falta de energia do estudante.
Quando você olha a montanha de livros que precisa ler fica desanimado e evita cumprir de maneira objetiva sua obrigação. A solução é quebrar esses trabalhos em tarefas menores, criando assim listas semanais e diárias que podem ser facilmente cumpridas.
Resumimos essa técnica de elaboração de listas em 5 passos simples.
1. Defina a sua lista semanal
No final da semana, faça uma lista planejando aquilo que deve ser cumprido na próxima. Estabeleça a ordem de prioridades, coloque datas de prazo e, se necessário, separe em disciplinas (matemática, português, etc).
2. A lista diária
A sua lista semanal será dividida em tarefas diárias. Essa é a parte em que você “quebra” os trabalhos, de maneira que eles não sobrecarreguem ou desmotivem você antes mesmo de serem realizados. Procure elaborar listas realistas, não queira fazer tudo de uma só vez. Antes poucas matérias bem estudadas do que muitas matérias mal estudadas.
3. Aliviar o estresse
Esqueça o que você precisa fazer em outros dias. Concentre-se no agora. Isso parece simples, mas é uma ferramenta poderosa para aliviar o estresse e evitar a ansiedade dos outros estudos.
4. Não expanda a lista
Se terminar as tarefas do dia, não acrescente outras coisas. A depender da sua disposição, você pode começar a estudar o conteúdo do dia seguinte (antecipação de estudo) ou pode simplesmente descansar um pouco.
5. Faça uma revisão mensal
Há certos assuntos que exigem prazos maiores (1 semana ou duas), e consequentemente, mais planejamento. Assim, é importante que você revise continuamente suas listas, a fim de garantir que estejam sempre atualizadas. O ideal é revisar ao menos 1 vez no mês, inclusive com a ajuda de outra pessoa para garantir que você não está colocando mais ou menos atividades de estudo do que o ideal para você.
Fontes:
- 100 Dúvidas dos Concurseiro
s
s
Nenhum comentário:
Postar um comentário