sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


Listão da UPE antes do Vestibular da Federal angustia feras

2205dd430a6da7dc9a4627e42931136f.jpg

Estratégia contra ações judiciais antecipou para as 15h desta sexta divulgação de resultado
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Do NE10

A notícia da divulgação do listão do Vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) chegou causando muita angústia aos feras que se preparam para fazer as provas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já neste domingo (13) e segunda-feira (14). A decisão da universidade está sendo alvo de críticas tanto por parte dos estudantes, quanto de professores e escolas. Segundo o reitor Carlos Calado, a divulgação foi antecipada por questões judiciais.



"Acho isso a maior falta de respeito com a gente. Seguraram o resultado esse tempo todo para divulgar agora, às vésperas da Federal", reclama Débora Oliveira, de 19 anos, que tenta o vestibular de medicina pela terceira vez.



A divulgação inesperada também preocupa a família dos estudantes. "Acho uma temeridade fazerem isso. Como é que eles vão fazer uma prova com calma agora?", questiona Denise Fontoura, mãe de Pedro Fontoura, 18, que tenta uma vaga em administração.



Muitos docentes passaram a manhã desta segunda-feira (11) tentando acalmar os alunos. "Em Pernambuco, UPE e Federal são as duas universidade mais procuradas. Acho um absurdo largar um resultado na véspera de uma prova", criticou o professor de matemática Marcelo Menezes.



Em entrevista ao JC, o reitor da UPE Carlos Calado informou que a intenção da universidade era de divulgar os resultados na terça-feira (15). Mas o listão foi antecipado, segundo ele, devido a uma estratégia judicial.



Segundo o reitor, três estudantes movem ações contra a universidade contestando o gabarito da questão 31 de biologia que aborda o tema ecologia. Inicialmente, a resposta divulgada  foi a da letra "A". Depois que vários alunos questionaram a resposta, a universidade mudou o gabarito para a letra "B". Com mudança, no entanto, os alunos que não concordavam com a resposta não tiveram tempo de fazer novas contestações.



Dois dos alunos autores das ações solicitam a anulação da questão 31 e outro pede a manutenção da letra "A" como resposta. Até a última terça-feira (8), a universidade conseguiu que as três decisões judiciais fossem tomadas ao seu favor e, para evitar que novas ações judiciais atrapalhassem a divulgação do resultado, o listão foi antecipado para esta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário